Releases

01/03/2013 - Sinduscon e IDE lançarão o portal Observatório da Educação do RN

 

Reunião discute preparativos para lançamento do portal sobre educação do RN

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/RN) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) lançará no dia 8 de março, às 8h30, na Casa da Indústria, o portal Observatório da Educação do Rio Grande do Norte, que produzirá e disponibilizará conhecimentos relativos à realidade da escola pública brasileira, sobretudo, do Rio Grande do Norte.

O evento contará com palestra do escritor, professor da USP e Diretor Geral do Instituto Paulo Freire, Moacir Gadotti. Ele abordará o tema "Estado e Sociedade civil: um diálogo necessário à qualidade da escola pública".  

Funcional, interativo, com um formato gráfico moderno e amigável, que convida à navegação, o Portal Observatório da Educação do Rio Grande do Norte foi pensado e elaborado para permitir a qualquer pessoa sem muita familiaridade com a Internet acesso seguro e fácil.

Foi dividido em mais de dez seções, como Dados e Indicadores, Pesquisas, Debates, Ouvidoria, além de espaços destinados às notícias e vídeos, que facilitam à busca por informações e a interatividade.

Esse importante ambiente virtual reunirá, principalmente, informações sobre as unidades escolares, a serem prestadas pelos seus respectivos gestores.

A expectativa é que o conhecimento acerca da realidade da educação potiguar, gerado pelo Portal favoreça a incidência da sociedade civil em políticas públicas que promovam a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e contribuam para o desenvolvimento humano e o fortalecimento da economia local.

Objetivos específicos do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte:

• Organizar, disponibilizar e analisar dados e indicadores que evidenciem a realidade educacional do Brasil e do Rio Grande do Norte;

• Produzir conhecimentos, a partir de pesquisas, sobre a educação potiguar e publicizá-los para fomentar o debate;
• Acolher demandas e queixas dos educadores, dos estudantes e seus familiares, bem como de outros cidadãos e cidadãs sobre as realidades das escolas públicas, encaminhando-as aos órgãos que competem às providências;


Resultados Esperados:

• Manter um elevado número de escolas cadastradas e com as suas informações disponíveis à sociedade.

• Tornar o Portal reconhecido por jornalistas, educadores, parlamentares, empresários, pesquisadores, estudantes e seus familiares, entre outros, como fonte qualificada de informações e espaço plural de acolhimento às queixas que comprometem a qualidade da escola pública potiguar.

• Obter reconhecimento dos gestores públicos quanto à importância do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte enquanto instrumento de informação e controle social, tendo em vista a qualidade da escola pública.

Atividades

• Monitoramento dos principais portais e agências de notícias que publicam estudos relativos à Educação e repercuti-los no portal;

• Organização e análises de dados e indicadores educacionais produzidos por instituições e órgãos de referência, por meio de organização de rankings e análises;

• Execução de projetos de pesquisa relativos ao cenário da educação potiguar, produção de relatórios e divulgação;

• Encaminhamentos de “Comunicados” com recomendações/sugestões/orientações a gestores públicos dos municípios e do estado do Rio Grande do Norte, ao ministério público, conselhos de educação, parlamentares, comissões de educação das casas legislativas das diferentes esferas, respaldados por estudos da realidade educacional, indicadores, demandas das escolas e/ou queixas dos cidadãos e cidadãs;

• Promoção de encontros presenciais para debater conteúdos do portal do Observatório, por meio do projeto “Diálogos em defesa da escola de todos”.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados