Propostas

27/11/2012 - Projeto "Projeto "Diálogos em defesa da escola de todos (as)"

Criado em 10/05/2005, o projeto "Diálogos em Defesa da Escola de Todos (as)" funcionou por dois anos e será retomado com o Observatório da Educação do Rio Grande do Norte, conforme agenda a ser divulgada neste portal.

O projeto consiste em reunir, periodicamente, sempre numa escola pública ou espaço legitimado para o debate de políticas públicas educacionais, um grupo de pessoas interessadas em debater e buscar alternativas para garantir às crianças e adolescentes o direito de aprender e ter êxito na vida. A adesão aos encontros é livre e a idéia é que havendo a partir de duas pessoas o diálogo aconteça.

Nessa fase do projeto os encontros serão pautados, sobretudo, pelas demandas da Ouvidoria deste Observatório que já conta, inclusive com um Fórum de Discussão em ambiente virtual.

 

Histórico

O encontro de lançamento do projeto "Diálogos em Defesa da Escola de Todos (as) ocorreu no dia 16 de maio de 2005, na Escola Municipal Antõnio Campos, bairro Mãe Luiza, em Natal. Teve como marco a palestra do Professor José Pacheco, da Escola da Ponte - Portugal. Nos demais encontros o IDE contou com profissionais como a professora Fátima Cardoso, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - SINTE/RN; o Promotor da Educação Dr. Raimundo Sílvio Dantas Filho; o Jornalista Francisco Francerle de Souza, do Jornal Diário de Natal; o Professor Geraldo Batista; o Jornalista Públio José; o saudoso Pe. Sabino Gentile; o Prof. Francisco Gomes, representante do Conselho Tutelar da zona leste de Natal; as professoras Eleika Bezerra Guerreiro e Cláudia Santa Rosa, integrantes do IDE; a Diretora da Escola Estadual Castro Alves, Ana Lúcia Araújo da Silva; a Professora Raimunda Maria Silva; a Presidente da UMES Gabriela Terto da Silva e a Secretária de Estado da Educação e da Cultura Ana Cristina Cabral Medeiros, colaboraram como expositores e/ou debatedores dos temas dos encontros. As discussões desencadeadas ao longo dos encontros e as reflexões da equipe do IDE fomentaram a elaboração, em outubro de 2006, da "Carta aos candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte em defesa da Educação Básica Pública". Na campanha de 2010 a carta foi reeditada.

Indique à um amigo

Indique o texto para um amigo inserindo as informaçães abaixo.

indicar

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados