Municípios do RN

Como está a qualidade da educação em cada um dos municípios do Rio Grande do Norte? Nesta seção, gradativamente, apresentaremos um panorama com os principais dados estatísticos sobre a Educação Básica em cada município do estado, numa abordagem quantitativa pretendemos dar suporte para a incidência em políticas públicas, por meio de indicadores como o IDEB, o número de escolas, a média de alunos por turma, média de horas-aula por turma, taxa de analfabetismo, escolaridade média em anos de estudo, entre outros. Partimos do princípio de que o primeiro passo para contribuir com a melhoria da qualidade do sistema educacional é conhecer e entender o estágio atual da área e, sendo assim, esperamos que os dados disponibilizados sejam úteis. Selecione o município que você desejar obter informações.

Selecione a cidade:

Vale a pena saber

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apurado a cada dois anos, é o principal indicador utilizado para monitorar a qualidade da educação básica. O índice visa coibir tanto a reprovação indiscriminada como a prática de aprovar alunos que pouco aprenderam. Para o ensino médio, o país dispõe de outra avaliação: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Quando criado, em 1998, o exame tinha o objetivo de fornecer uma auto-avaliação aos estudantes que terminavam o ensino médio. Hoje várias instituições de ensino superior passaram a se valer dos resultados como critério de seleção para ingresso nos seus cursos. 

Um pouco sobre o IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Criado em 2005, ele é calculado a cada dois anos com base no desempenho dos alunos na "Prova Brasil" e na taxa de aprovação das escolas. O objetivo estabelecido pelo MEC quando criou o índice, foi de que todas as escolas devem contribuir para o Brasil atingir níveis educacionais de países desenvolvidos, até 2022. Clique aqui , aqui e/ou aqui e consulte o desempenho por escola, município e/ou estado.

O que é o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova anual realizada pelo Ministério da Educação que avalia a qualidade do ensino médio  dos alunos participantes. Justamente por não ser um exame obrigatório, o ENEM não se configura como um indicador de qualidade das  escolas, embora venha se prestando para a construção de rankings. Nos últimos anos seu resultado tem servido para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). O Enem é o maior exame do Brasil. Mais informações, consulte aqui.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados