Quem Somos

O Observatório da Educação do Rio Grande do Norte é um projeto de iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinducon/RN) e tem por objetivo geral produzir e/ou publicizar conhecimentos relativos à realidade da escola pública brasileira, especialmente do Estado do Rio Grande do Norte, favorecendo a incidência da sociedade civil em políticas públicas que promovam a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente,  contribuam para o desenvolvimento humano e o fortalecimento da economia local.

O projeto do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte nasceu de uma demanda verificada pelo IDE, no instante em que, ao longo dos anos, a organização alcançou um patamar que tem sido recorrente o seu corpo técnico ser procurado, espontaneamente, pelos veículos de comunicação, para opinar sobre as realidades educacionais brasileira e potiguar, bem como para indicar profissionais para fontes em reportagens sobre as mais diversas temáticas da área de Educação. De igual modo, tem sido frequente jornalistas, estudantes e pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação contactarem o IDE em busca de dados e informações sobre os indicadores educacionais do Estado. Também não são raros os casos em que pais ou mães de alunos de escolas públicas, professores ou gestores, informalmente, apresentam queixas sobre as condições de funcionamento impostas às suas unidades escolares.

Diante do cenário educacional dos tempos atuais, constata-se que as manifestações da população, em especial das famílias dos alunos, poderiam ser mais regulares. Para tanto, o IDE compreende que é preciso que a sociedade supere a cultura da ausência da prática do questionamento sobre a qualidade dos serviços educacionais prestados nas escolas públicas, sendo necessário prover os meios para tais manifestações serem acolhidas.

O Observatório da Educação do Rio Grande do Norte oferece um ambiente virtual para reunir informações sobre as unidades escolares a serem prestadas pelos seus respectivos gestores, dados e indicadores da realidade educacional, desencadeando debates que mobilizem a sociedade para atuar nas questões de valorização da educação e apresentar soluções para os entraves à qualidade do ensino e da aprendizagem. Por meio de uma Ouvidoria,  pretende fazer a mediação entre a população e os órgãos da gestão educacional para que aconteça o controle social e as escolas sejam atendidas nas suas necessidades mais urgentes.


São objetivos específicos do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte:

1-     Manter o portal www.observatoriodaeducacaodorn.org.br  

2-    Organizar, disponibilizar e analisar dados e indicadores que evidenciem a realidade educacional do Brasil e do Rio Grande do Norte.

3-    Produzir conhecimentos, a partir de pesquisas, sobre a educação potiguar e publicizá-los para fomentar o debate.

4-    Acolher demandas e queixas dos educadores, dos estudantes e seus familiares, bem como de outros cidadãos e cidadãs sobre as realidades das escolas públicas, encaminhado-as aos órgãos que competem às providências.

5- Reunir informações das escolas do Rio Grande do Norte.
 

Resultados Esperados

•     Construção de parcerias sólidas para viabilizarem  a produção do conteúdo e manutenção do portal.

•     Desenvolvimento de um portal funcional, atrativo e, permanentemente, atualizado para que seja acessado e torne-se auto-sustentável.

•     Elevado número de escolas cadastradas e com as suas informações disponíveis à sociedade.

•     Portal reconhecido por jornalistas, educadores, parlamentares, empresários, pesquisadores, estudantes e seus familiares, entre outros, como fonte qualificada de informações e espaço plural de acolhimento às queixas que comprometem a qualidade da escola pública potiguar.

•     Reconhecimento dos gestores públicos quanto à importância do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte enquanto instrumento de informação e controle social, tendo em vista a qualidade da escola pública.
 

Atividades

•    Monitoramento dos principais portais e agências de notícias que publicam estudos relativos à Educação e repercuti-los no portal do Observatório da Educação do Rio Grande do Norte;

•    Organização e análises de dados e indicadores educacionais produzidos por instituições e órgãos de referência, por meio de organização de rankings e análises;

•    Execução de projetos de pesquisa relativos ao cenário da educação potiguar, produção de relatórios e divulgação;

•    Acolhimento, por meio da Ouvidoria do portal, das demandas e queixas dos educadores, estudantes e seus familiares, bem como de cidadãos (ãs) que enxergam aspectos frágeis nas escolas públicas que desejam verem fortalecidas;
 
•    Encaminhamentos de “Comunicados” com recomendações/sugestões/orientações a gestores públicos dos municípios e do estado do Rio Grande do Norte, ao ministério público, conselhos de educação, parlamentares, comissões de educação das casas legislativas das diferentes esferas, respaldados por estudos da realidade educacional, indicadores, demandas das escolas e/ou queixas dos (as) cidadãos (ãs);

•    Promoção de encontros presenciais para debater conteúdos do portal do Observatório, por meio do projeto “Diálogos em defesa da escola de todos (as)”;

•    Produção e envio sistemático de sugestões de pautas às redações de veículos de comunicação do RN e de outros Estados;

•    Acompanhamento da cobertura jornalística sobre as temáticas da educação.

•    Edição e envio do boletim eletrônico “Ide em Palavras”, constando resumo dos conteúdos mais recentes disponibilizados no portal.
 

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

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