Notícias

25/10/2017 - Alunos da rede estadual participarão de festival infantil de cinema

Estudantes da Rede Estadual de Ensino terão a oportunidade de participar de um dos mais tradicionais eventos de cinema destinado ao público infantil. Trata-se da 15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), único festival do gênero no país. No último dia 23, a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, recebeu a produtora cultural Tatiana Fernandes, profissional ligada a FICI, para firmar parceria que levará 3000 alunos da rede estadual para os cinemas. 

A professora Cláudia Santa Rosa destacou que para os estudantes será uma importante aproximação dos estudantes com a sétima arte. “É uma oportunidade de promovermos o contato das crianças com a arte, pois sabemos que para muitas será a primeira experiência de ir ao cinema. A formação integral acontece com esse tipo de ampliação do currículo”, disse a secretária. 

Em Natal o FICI acontece entre os dias 2 a 12 de novembro, promovendo o encontro das crianças com algumas profissões que se relacionam com o fazer cinematográfico. São diversas sessões especiais focando a transversalidade de temas que o cinema pode proporcionar a criança. 

Uma das atrações desta edição será o Tela na Sala de Aula, ação com exibições exclusivas para alunos e professores priorizando a rede pública de ensino com a disponibilidade de material pedagógico que apresenta o filme, identifica o conteúdo das diversas disciplinas e ainda sugere atividades para a sala de aula. 

As coordenadoras Carmem Pereira, da 1ª Diretoria Regional de Educação (Natal), e Rosires Paiva, da 2ª Regional (Parnamirim), acompanharam o encontro, que aconteceu no gabinete da secretária. 

Saiba mais

O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2017 a programação reunirá 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.
 
O FICI terá meia-entrada para o público geral no Cinemark. Além de Natal, o festival chega as cidades de São Paulo, Salvador, Aracaju, Rio de Janeiro e Niterói. 
O festival abre espaço, estimula, conta e reconta a produção audiovisual brasileira direcionada ao público infantojuvenil.
 
Para instigar o pensamento crítico dos pequenos, o FICI 2017 realiza as tradicionais sessões ‘Pequeno Jornalista’ e ‘Pequeno Cientista’. No primeiro, as crianças terão a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme ‘Professor Sapo’. Dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em ‘Wall-E’, poderão ser esclarecidas com um especialista no tema, logo após uma exibição que promete muita diversão e aprendizado aos pequenos.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados