Notícias

19/10/2017 - Escolas do RN discutirão referencias para organização do trabalho pedagógico

A Secretaria de Educação do RN, com o apoio do Projeto Governo Cidadão, realiza nos dias 27 a 30 de novembro o Seminário Regional das Referências Básicas para Organização do Trabalho Pedagógico. O evento será sediado em cinco polos do estado, nas cidades de Natal, Mossoró e Currais Novos contando com a participação de 1300 educadores de todas as escolas estaduais do Rio Grande do Norte. 

O objetivo do seminário será a finalização do documento que servirá como referência para organização do trabalho pedagógico, instrumento importante para a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das unidades de ensino da Rede Estadual de Educação. “As escolas que não contam com um PPP poderão construí-lo. Aquelas que já tem, podem atualizá-lo com o resultado das discussões do seminário regional”, explicou Cleide Alves, técnica da Unidade Executora Setorial (UES) da SEEC.

Com a realização desta discussão, o texto referencial entra em sua quarta fase de elaboração. Antes foram realizadas sondagens online para compreender a composição dos PPPs e suas articulações com o trabalho pedagógico. Em seguida, pesquisadores estiveram em todos os municípios do RN para avaliar os serviços educacionais prestados pela Rede Estadual de Educação e a penúltima etapa foi um primeiro momento de discussão da versão preliminar do documento com as referências básicas, realizado em setembro deste ano com a participação de técnicos da SEEC. 

Para a gerente da UES da Secretaria de Educação do RN, Jailma Carvalho, o seminário proporciona a escola trazerem suas discussões para um plano maior. “Cada escola tem a possibilidade de apresentar sua opinião e voz, mostrando o que deseja que seja feito a fim de melhorar o trabalho pedagógico. Aqui temos a oportunidade para elas serem protagonistas desta discussão”, apontou a gerente.

Divido em três polos, o primeiro dia (27) de atividades será em Mossoró, com as escolas das Diretorias Regionais de Educação e Cultura de Mossoró e Apodi. Neste mesmo dia as unidades de ensino das regionais de Santa Cruz, Caicó e Currais Novos, este último será o município sede da discussão, também ferão seus debates. No segundo dia (28) das discussões voltam a Mossoró com as escolas das regionais de Assu, Umarizal e Pau dos Ferros. O terceiro dia o seminário chega a capital potiguar reunindo as escolas das regiões de Natal e Ceará-Mirim. O último dia de atividades, a ser realizado em Natal, contará com as contribuições das escolas das regionais de Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macau, Angicos e João Câmara.

Antes da realização do seminário, as escolas estão sendo convidadas a discutirem o texto base para a elaboração dos referenciais e enviarem suas contribuições. Por meio de instrumental disponível no site da SEEC, cada escola poderá organizar seu debate e enviar o resultado das discussões. Após o envio, a Fundação Vunesp irá organizar todas as contribuições, sintetizando-as em um documento a ser discutido no Seminário Regional. 

O documento final deverá ser disponibilizado para as escolas em dezembro, a tempo de ser utilizado nas semanas pedagógicas e discussões do PPPs para o ano letivo de 2018. (SEEC)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados