Notícias

22/08/2017 - Encontro reúne jovens para diálogo sobre aprendizagem e gestão escolar

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e o Instituto Unibanco realizam nesta quarta-feira (23), em Natal, o evento Diálogos sobre Gestão Escolar, que reunirá cerca de 300 estudantes e 60 profissionais da educação como professores, coordenadores pedagógicos, diretores e dirigentes regionais, no hotel Holiday Inn Natal. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem. 
 
Os participantes do evento fazem parte das 143 escolas de Ensino Médio do estado que integram o programa Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com a SEEC, com o intuito de melhorar o desempenho da educação no Rio Grande do Norte por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar.
Durante o encontro, com duração de oito horas, os participantes irão se debruçar sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, serão formados grupos que farão atividades com base em um roteiro e o apoio de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a participação dos jovens na escola, e os gestores, sobre como viabilizar essa participação. 
 
Metodologia
A programação segue o método de cartografia afetiva, que consiste na reflexão sobre os principais desafios a serem enfrentados a partir de uma representação gráfica de uma escola. Em um segundo momento, os participantes expressam suas visões sobre escola e gestão, utilizando diversas linguagens, como produção de cartazes, fanzines, vídeo, teatro e música.
Essa é a segunda edição do Diálogos sobre Gestão Escolar, que no ano passado envolveu mais de 2.100 estudantes do Ensino Médio em encontros realizados nos outros cinco estados nos quais o Jovem de Futuro é desenvolvido (Pará, Piauí, Goiás, Espírito Santo e Ceará). 
Na semana passada, dia 17 de agosto, cerca de 400 gestores e assessores pedagógicos da rede iniciaram uma reflexão sobre esse tema durante o Seminário Participação e Aprendizagem. 
 
Nunca me Sonharam
Na noite desta terça-feira (22) haverá uma exibição exclusiva do documentário “Nunca me sonharam” aos estudantes, gestores e técnicos da rede que participarão do Diálogos sobre Gestão Escolar. A exibição será ás 17h30. 
O filme traça um amplo panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil. 

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados