Notícias

03/08/2017 - TV Escola estreia série voltada a orientar o público jovem

A TV Escola anuncia a estreia da série $100 Neuras, que vai ao ar no dia 10 de agosto, às 18h30. A atração tem o propósito de alcançar o público jovem e comunicar de maneira irreverente e atual sobre como administrar recursos financeiros. O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) e a TV Escola – Roquette Pinto Comunicação Educativa.

A atriz Raissa Venâncio está no papel da youtuber Fernanda, que vive no país fictício “Perrenguistão”. Nos 13 episódios da série, a personagem relata seus desafios com a gestão das despesas e dá dicas para uma administração adequada do dinheiro. Segundo Raissa, o objetivo do programa é interagir com o jovem numa linguagem mais próxima à sua realidade e sensibilizá-lo para que tenha maior intimidade com temas como planejamento, controle de gastos, renda e poupança. “Vamos ensinar o jovem a colocar em prática conceitos como consumo consciente e planejamento”, explica.

De acordo com a superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte, o programa é uma importante ferramenta para engajar o jovem na mudança de comportamento, de hábitos e atitudes no processo de tomada de decisão quanto à gestão adequada de diferentes recursos, dentre eles, o financeiro. “A série está linda. Raissa traduz as necessidades e anseios de uma geração que não poupa, se endivida cedo demais e que tem pouca ou nenhuma cultura de educação financeira”, comenta.

Dirigido por Renato de Paula, o programa será exibido na grade de programação da TV Escola, distribuída via satélite e operadoras de TV por assinatura; nas páginas eletrônicas da TV Escola e do projeto Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), além do canal do Ministério da Educação.

Parceria - Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto multimídia, com foco em educação financeira. A parceria vai gerar ainda a produção do programa Sua Escola, Nossa Escola, também exibido pela TV Escola, e abordará o tema da educação financeira ao mostrar diversas experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras: Macapá, Manaus, Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas. O contrato entre as duas organizações inclui também o desenvolvimento de um jogo educativo e interativo, dois cursos a distância de educação financeira para professores, além da revitalização da plataforma Enef.

“A parceria com o grupo Roquette Pinto Comunicação é mais um instrumento fundamental para o cumprimento da missão da AEF-Brasil, que é fazer do Brasil uma nação financeiramente educada, por meio da disseminação da educação financeira em todo o país, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, aponta Claudia.

Associação - A AEF-Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) e foi criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira, que tem como foco a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira junto à população.

A instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre as ações de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos ensinos médio e fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos.

TV Escola – A TV Escola, distribuída em múltiplas plataformas, tem o objetivo de democratizar a aprendizagem e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de estudantes desde a pré-escola até o ensino médio da rede pública.

A emissora pode ser sintonizada por satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, e soma mais de 80 milhões de espectadores. Pela internet, acessada por smartphones, tablets, smartTVs e computadores, são 12 milhões de usuários. Também são mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para TVs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones.

Acesse as páginas da TV Escola e da Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados