Notícias

19/07/2017 - Alunos da Rede Estadual participam do 1º Aulão do Projeto #QueroAprender

Com uma forte presença estudantil, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, realizou o 1º Aulão do Projeto #QueroAprender na tarde deste sábado (15). Sediado no auditório do Centro de Convenções de Natal, na Via Costeria, os estudantes começaram a chegar ás 13h e saíram após as 20h, depois de uma jornada de estudos.

O entusiasmo e vontade de aprender eram expressos nos rostos de cada estudante que participou do aulão. Para muitos, além de ser uma motivação para a preparação do ENEM, o aulão inaugural representou a aposta nos projetos pessoas de cada aluno. É bom ver esse número de alunos aqui no aulão em um sábado. Eles deixaram suas casas para, aqui, fazerem um esforço pessoal para alcançar alguma coisa. Para isso, basta ter um projeto como esse para todos nós seguirmos em frente”, disse o estudante da Rede Estadual Vitor da Silva. 

Todos os estudantes foram recebidos pela equipe da Secretaria de Educação do RN. Cada um recebeu uma apostila para acompanhar as questões que foram debatidas, uma camisa que será o uniforme dos aulões e lanche para reforçar as energias dos estudantes durante as horas de aula. Para animar os alunos, bandas apresentaram números musicais e a UNIFACEX proporcionou a todos os presentes um momento de recreação, com aula de zumba. 

A professora Cláudia Santa Rosa, secretária de Educação do RN, lembra que outros nove aulões serão realizados nas 16 regionais de Educação do RN, simultaneamente, a partir 29 de julho. “A cada 15 dia terá um aulão em todas as regiões do Estado, envolvendo mais de 16 mil estudantes. Cada encontro terá uma área de conhecimento debatida para ajudar os estudantes na organização dos estudos”, disse Santa Rosa.

A titular ainda lembra que o aulão é mais um incentivo para que os estudantes não desistam dos seus objetivos durante a caminhada escolar: “É uma oportunidade valiosa de integrar os estudantes à cultura de valorização dos estudos, de revisarem conteúdos com a ajuda de grandes profissionais e perceberem que é possível ter êxito no Enem e na vida”. Santa Rosa ainda destaca a função social do aulão: “Expressa o compromisso do Governo do Estado, por meio da SEEC, com a formação dos jovens”, encerrou. 

Tema do aulão

A equipe responsável pelo aulão escolheu o trabalho como tema do primeiro encontro. O coordenador do Projeto #QueroAprender, professor João Maria, destacou a importância da temática: “Por se tratar de um assunto bastante atual e que contempla todas as disciplinas, esse tema pode ser trabalhado tanto do ponto de vista humanístico, como do ponto de vista dos conteúdos. No memento em que o país passa por tantas reformas, entre elas a Trabalhista, nada mais pertinente que esse assunto seja discutido no aulão de forma disciplinar, para que os alunos possam refletir sobre essa temática”. 

O aulão abordou todas as áreas de conhecimento que são cobradas no ENEM, sendo elas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Quinze professores se revezaram nas seis horas de evento. 

Para a realização deste aulão, a Educação do RN contou com a parceria da Assembleia Legislativa e do grupo educacional Unifacex.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados