Notícias

05/06/2017 - Semana do Meio Ambiente terá vasta programação em Natal

O mundo celebra, no dia 5 de junho, o Dia Internacional do Meio Ambiente. Uma data significativa que serve para alertar sobre a importância da preservação dos ecossistemas existentes no planeta. A cidade de Natal está unida a essa corrente em defesa da natureza com uma vasta programação para celebrar a data. Com o tema “O futuro se planta agora!”, a Prefeitura de Natal abre oficialmente nesta segunda-feira (5) a série de atividades que programou para a Semana do Meio Ambiente e que se estenderá até o dia 10.

Apesar da cerimônia que marcará o início da Semana no dia 5, as atividades especiais terão início nesta sexta e no próximo sábado, dias 2 e 3. Na sexta (2), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e agentes da Polícia Rodoviária Federal estarão espalhados pelas rodovias federais que cortam a cidade fazendo uma blitz educativa para conscientizar a população sobre o descarte correto para os resíduos da construção civil. Já no sábado (3), haverá uma ação ambiental educativa no Rio Pitimbu, com o plantio de mudas.

A abertura oficial na segunda, dia 5, será com uma solenidade, às 9 horas, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O parque, aliás, concentrará a maioria dos eventos ao longo da semana. A Prefeitura, por intermédio de suas secretarias, programou a realização de palestras, trilhas, oficinas, blitzen educativas, plantio de mudas nativas, além de atividades pedagógicas e lúdicas para alertar a população natalense sobre a importância do Meio Ambiente. Algumas atividades acontecerão no Parque das Mangueiras e na sede da Semurb.
 
Em paralelo à solenidade de abertura da Semana, o prefeito Carlos Eduardo fará no Parque da Cidade a inauguração do Centro de Produção de Mudas da Mata Atlântica. O local servirá para a implantação e operação de um viveiro de mudas que serão plantadas nas áreas degradadas do próprio parque, seguindo as orientações técnicas contidas no plano de manejo da área. Além disso, também está previsto o anúncio de um calendário voltado para a revisão do Plano Diretor, bem como do lançamento do projeto UrbanLab, que vai buscar projetos urbanísticos inovadores para o bairro da Ribeira. Haverá ainda uma homenagem às pessoas que têm um trabalho de valorização e ajudam constantemente na conservação do Parque da Cidade, com a entrega do título “Amigos do Parque”.
 
O prefeito Carlos Eduardo lembra que a Semana do Meio Ambiente possui todo um simbolismo dedicado a chamar a atenção da sociedade para a necessidade de reforçar medidas de preservação dos bens naturais. Ele destaca que a sua gestão tem um olhar especial sobre o tema, tanto que, em uma delas, em 2008, entregou à cidade o próprio Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Aterro Sanitário da Região Metropolitana, dois equipamentos de porte que proporcionaram diversos avanços na área ambiental.
 
Na terça-feira (6), a partir das 9 horas, a programação da Semana do Meio Ambiente continua com outro importante evento. Trata-se do fórum para debater a qualidade do ar em Natal. O objetivo do 3º Fórum de Discussão “Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas” é estimular uma discussão periódica sobre o assunto, trazendo as experiências recentes de diversas entidades que possuam ações, programas, pesquisas e experiências ligadas à qualidade do ar que possam ser compartilhadas junto à comunidade.

 

Serão ministradas diversas palestras com os temas: “Estudos da composição química da atmosfera nas áreas urbanas do Brasil: Qualidade do Ar e Clima", por Judith Johanna Hoelzemann/UFRN; “Qualidade do Ar, qualidade do ambiente, qualidade de vida: conhecer e agir”, por Maria Paulete Pereira Martins/INPE-CRN; “Estudos iniciais para implantação do Índice de Qualidade do ar em Natal – RN”, ministradas por Jean Leite Tavares/IFRN; “Poluição e Saúde Pública”, por Eiblyng Scardini Menegazzo/Fetronor; “Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador no monitoramento dos agravos respiratórios em Natal/RN”, por Fabiano Carvalho do Rêgo/Secretária Municipal de Saúde de Natal – SMS; “A fiscalização ambiental e a inibição da poluição atmosférica em Natal”, feita por Leonardo Almeida de Araújo/SEMURB.
 
A Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura é uma ação integrada de todas as secretarias do município. Além disso, diversas instituições são parceiras da gestão na realização do evento. Estão colaborando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN); UNI-RN; Fetronor; BID; CTGÁS; Aqualife Group; Idema; Ong Cepas e Hotel Cabanas. O chefe do executivo municipal enaltece o apoio dos parceiros envolvidos na organização dos eventos e conclama a população a participar das atividades. “Natureza é vida. Precisamos conservar a nossa fauna, flora e o ar que respiramos. Esta série de eventos vai ajudar a conscientizar ainda mais os cidadãos sobre o tema”, acredita o prefeito.
 
 
Programação da segunda-feira, dia 5, na Semana do Meio –Ambiente

8h: Blitz Educativa da STTU (Local: entrada do Parque da Cidade);
8h às 14h: Abertura de ponto de coleta de eletro eletrônico durante a SEMA (Local: sede da Semurb);
9h: Abertura oficial da Semana do Meio-Ambiente e outros eventos: Inauguração do Centro de Produção de Mudas e Plantio de Mudas , anúncio da revisão do Plano Diretor, lançamento do programa UrbanLab e entrega do Certificado Amigos do Parque (Local: auditório do Parque da Cidade);
9 às 17h: Exposição "Olhar Sobre a Comunidade" (Local: Sala de Aula – Parque da Cidade) (G1)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados