Notícias

13/02/2017 - Livros infantis para crianças em fase de alfabetização

E quando menos percebemos, o bebê cresceu e está na fase da alfabetização. Livros infantis para crianças em fase de alfabetização podem ser um excelente material para ajudar as crianças a florescerem como grandes leitores. Existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.

São eles:

Abecedários: assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir. Por isso,  bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.

 

Contos de fadas: tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas. Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.

Contos de acumulação: perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema. Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.

Contos de repetição: de novo! De novo! Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

Cantigas e parlendas: com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização. Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.

Poemas: as crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam. Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.

Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida, a equipe da Taba preparou uma lista com 30 livros infantis para crianças em fase de alfabetização. 

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados