Notícias

03/02/2017 - Professora potiguar ao lado de nomes nacionais na escolha de livros que toda criança merece ler

Ao lado de nomes conhecidos nacionalmente, como a cantora Adriana Calcanhotto, o dramaturgo Walcyr Carrasco e o escritor Ziraldo, a pedagoga potiguar Miriam Dantas, do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), é a representante do Rio Grande do Norte no time de curadores do Clube de Leitura Quindim. Trata-se de um clube com profissionais de diferentes áreas e regiões do Brasil reunidos para a escolha do que toda criança merece ler.

Fundado em dezembro de 2016, o Clube se propõe a viabilizar às famílias brasileiras momentos de afeto, por meio da leitura compartilhada. Trata-se de um espaço virtual no qual os adultos (pais, avós, tios e outras pessoas) acessam, conhecem os livros escolhidos pelo conselho – nas diferentes faixas etárias e capacidade leitora - e assinam. Após a assinatura, a criança passa a receber todo mês, em seu nome, um ou dois livros para desfrutar do melhor da literatura brasileira, sozinha ou com os seus familiares.

“É uma honra fazer parte do time de curadores do Clube de Leitura Quindim, ao lado de renomados escritores como Roger Mello, Marina Colasanti, Ninfa Parreiras e Marisa Lajolo. O acesso à leitura de literatura enriquece a imaginação, a criatividade e a afetividade da criança, proporcionando uma rica experiência simbólica e um legado cultural inestimável”, acredita Miriam Dantas, que é mestre em Educação pela UFRN.

Segundo uma das fundadoras do Clube, Renata Nakano, a iniciativa objetiva transformar os lares brasileiros em espaços com livros. “As famílias vão poder vivenciar a capacidade transformadora da literatura, auxiliando no desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo”, afirma ela. Para Volnei Canônica, fundador e curador, “termos uma profissional como Miriam enriquece a possibilidade de o conselho saber quais os livros de literatura que os leitores do Nordeste ainda não têm acesso e merecem ter”.

O conselho curador é composto por: Adriana Calcanhotto (RJ), Beto Silva (SP), Bia Reis (SP), Camila Mieli (SP), Eliane Debus (SC), Glória Valladares (RO), Graça Lima (RJ), João Luís Ceccantinni (SP), Maria das Graças Castro (GO), Marina Colasanti (RJ), Marina Vidigal (SP), Miriam Dantas (RN), Marisa Lajolo (SP), Nilma Lacerda (RJ), Ninfa Parreiras (RJ), Renata Junqueira (SP), Renata Nakano (SP), Ricardo Azevedo (SP), Roger Mello (DF), Volnei Canônica (RS), Walcyr Carrasco (SP) e Ziraldo (RJ).

Os livros são cuidadosamente embrulhados como presente, numa embalagem com estampa exclusiva assinada pela ilustradora Mariana Massarani. Junto da obra, as crianças recebem o “Diário do Leitor”, para sozinhas ou acompanhadas, poderem registrar como foi a sua leitura. O Clube de Leitura Quindim tem três planos de assinatura, que podem ser acessados por meio do site www.clubequindim.com.br.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados