Notícias

21/12/2016 - 5 aplicativos para conhecer antes que o ano acabe

O ano de 2016 já está acabando e o que não faltou foram inovações tecnológicas. Você deve ter percebido que a cada ano que passa os alunos estão mais adaptados à tecnologia. E, que para acompanhá-los você precisa estar por dentro do que acontece nas telinhas de computadores e smartphones.

Para fechar o ano, selecionamos cinco novos aplicativos para você guardar na manga para os próximos semestres. Com a ajuda da tecnologia, seu trabalho pode ser muito mais fácil e divertido!

Pokémon Go

Se você ainda não ouviu falar sobre esse jogo, saiba que ele pode explicar parte daquelas pessoas que você viu andando pela rua com a cara enfiada no celular. O aplicativo foi lançado nos Estados Unidos e chegou ao Brasil no início de agosto. O objetivo é caçar os monstrinhos enquanto caminha por aí. E o mais legal é que o usuário enxerga o mundo real na tela do celular! Tudo isso com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada, GPS e câmera do celular.

Sucesso entre crianças e adultos, o videogame pode ser utilizado na escola. Essa matéria de NOVA ESCOLA mostra que é possível utilizar o jogo em várias disciplinas. E tem também o relato da professora de Arte Natalie Catlett, que nos diz como utilizou o Pokémon Go em suas aulas.

Mas, aproveitando que o ano letivo de 2017 ainda está um pouco distante, o jogo é uma ótima opção para se divertir durante as férias :)

Skyview Free

Esse aplicativo prova que para a tecnologia o céu é o limite. Deixando as famosas maquetes com bolinhas de isopor bem para trás, o aplicativo Skyview mostra a atual posição e a trajetória dos astros, basta apontar o celular para o céu como se fosse um binóculo.

Science Journal

Para os professores que planejam realizar experimentos científicos com os alunos no próximo ano, a dica é esse aplicativo que se propõe a ser um “notebook de laboratório”. Com ele e os sensores do seu smartphone, é possível medir som, luz e movimento. Também há a opção de gravar áudios e adicionar imagens aos relatórios.

Dropbox Paper

Já precisou editar algum documento mas estava longe do computador? Se sim, esse aplicativo pode ser ótimo para você. Para utilizá-lo, basta possuir uma conta do Dropbox e ativá-la primeiro na versão web. Assim que isso for feito, você poderá editar documentos de maneira colaborativa e até mesmo incluir links e embedar áudios e vídeos da internet.

Além de ajudar no planejamento das aulas, você pode indicá-los para os seus alunos realizarem trabalhos em grupo e organizarem seus materiais.

AppProva

Organizado em forma de jogo, o aplicativo traz uma série de exercícios e simulados de vestibular e do ENEM para o aluno estudar para as provas e, por isso, se tornar indispensável para os seus alunos. Assim que uma questão é respondida, ele informa se ela está certa e, caso não, qual conteúdo o usuário precisa estudar mais. (Nova Escola)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados