Notícias

20/12/2016 - Material online dá ideias de como trabalhar Artes com crianças

CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) acaba de lançar um material valioso para professores e educadores. A publicação online "Arte na Creche" reúne seis propostas de como trabalhar artes plásticas e experiências plásticas e visuais com crianças de zero a três anos. A proposta é compartilhar inspirações e propostas práticas para colocar as artes plásticas na rotina educativa dos pequenos.

A ação é fruto do Programa Desafios Impaes, uma iniciativa do Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação, coordenado pelo CENPEC em parceria com o Instituto Avisa Lá, a Associação Sabiá e a Comunidade Educativa CEDAC.

No site da publicação (www.artenacreche.org.br), é possível encontrar diferentes ideias de abordagens educativas de arte-educação, como explorar a reinvenção dos objetos, o contato lúdico e poético com a argila, as narrativas infantis as brincadeiras de faz de conta, entre outras propostas.

As experiências são resultado de um trabalho de formação desenvolvido pelo Programa em parceria com educadores de creches de São Paulo, Osasco e Taboão da Serra. Todo o material, incluindo os objetivos pedagógicos, materiais, como fazer e a experiência relatada em fotos, está disponível para download.

De acordo com Fernanda Kivitz, coordenadora técnica do CENPEC e responsável pelo Programa, o objetivo das experiências é que elas possam ser replicadas em diferentes contextos a partir da proposta de difundir o potencial da arte como meio transformador do indivíduo e de sua realidade e estimular a formação e o desenvolvimento humano a partir da ampliação das capacidades criativa, crítica e de inserção social. (CENPEC)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados