Notícias

10/10/2016 - Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo” comemora um ano de atividades

Em Natal, a unidade da Indústria do Conhecimento, mais conhecida como Biblioteca “Virgílio Urbano de Araújo”, situada no bairro das Rocas, Zona Leste, está completando um ano de suas atividades, beneficiando principalmente as crianças e adolescentes da comunidade do Maruim e a população no entorno dos bairros das Rocas, Santos Reis, Ribeira e Praia do Meio. A Biblioteca foi inaugurada em 06 de outubro de 2015.

A instalação dessa unidade é uma parceria entre a Prefeitura do Natal com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e intermediação do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (Sesi/RN). A biblioteca está sob a responsabilidade e administração da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

De acordo com a diretora da biblioteca, a professora Jeana Magalhães Oliveira, a Indústria do Conhecimento é uma unidade de multimeios, composta por dez computadores, acesso à internet, acervo bibliográfico com aproximadamente 1.500 livros, DVDteca, CDteca e Gibiteca, além de mobiliário necessário e equipamentos eletrônicos.

A professora Jeana Magalhães explica que desenvolve com as crianças atividades educacionais diversas, entre elas, pesquisa na internet, salas de leitura, consultas bibliográficas, exibição de filmes, contação de histórias, atividades com músicas, e festas comemorativas como São João e a Páscoa.

“Recebemos diariamente as crianças e adolescentes, a maioria das unidades de ensino municipal, que frequentam no contraturno da escola. Estimulamos a importância da pesquisa, auxiliamos nas tarefas escolares, além de projetos para melhorar a competência leitora e alfabetização”, disse a professora. As atividades também são acompanhadas pelo SESI, e ainda acontecem reunião de estudos, cursos e capacitações.

Uma vez por mês, é sorteada uma caixa com material escolar, brindes de brinquedos educativos e balas e confeitos, chamada o “Pote de Ouro”. A professora Jeana conta que realiza um sorteio entre os alunos que mais frequentaram a Biblioteca naquele mês. Em setembro, foi premiado Douglas Alves Menezes dos Santos, de dez anos. “Estou muito feliz de ter sido o sorteado. Adorei ganhar o “Pote de Ouro”. Todos os dias venho para a biblioteca porque acho muito legal as atividades. Estou aprendendo cada vez mais”, afirmou o pequeno Douglas dos Santos.

Outra aluna bastante concentrada nas atividades e que chama a atenção pelo seu excelente comportamento, é Beatriz Alves Henrique da Cruz, de 10 anos, estudante da Escola Municipal Santos Reis. Beatriz estava participando da atividade de desenho e pintura. “Desenhei a fachada da Biblioteca”, contou. No mesmo dia, Beatriz da Cruz, também participou da sala de leitura e contação de história. Adoro ler em voz alta para os meus colegas. Também gosto de desenhar, pintar e brincar de jogos educativos”, afirmou. 

Em visita a Biblioteca, a secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, conferiu os trabalhos desenvolvidos na unidade da Indústria do Conhecimento. “Fiquei muito feliz em saber que as crianças da comunidade, principalmente do Maruim, estão utilizando as instalações da biblioteca e participando diariamente das atividades realizadas, contribuindo assim para melhorar seus desempenhos nas escolas”.

Alisson da França Barbosa, de 14 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Santos Reis, contou que após a construção desse espaço, passou a fazer o dever de casa na biblioteca. Falou ainda que nas horas livres também aproveita para pesquisar na internet ou jogar. Antes costumava pescar com o pai.

Já o colega Keven Martins de Castro Freire, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal Santos Reis, disse que adora todas as tardes frequentar a biblioteca e utilizar os computadores e a internet. Ambos são moradores do Residencial São Pedro e estão felizes com a nova moradia. 

O município do Natal fez a cessão de espaço público, localizado ao final da Av. Duque de Caxias com a Rua Hildebrando de Góis (em frente ao hospital dos pescadores), para a construção do espaço multimídia. A unidade da Indústria do Conhecimento funciona das 9h ao meio dia e das 13h às 16h.  (Prefeitura do Natal)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados