Notícias

08/09/2016 - 10º Seminário Prazer em Ler reúne educadores e escritores em torno do direito à leitura no RN

Temas difíceis para abordar na escola, o diálogo entre a criança e o professor e o direito de todos à literatura são alguns dos temas que serão debatidos durante o 10º Seminário Potiguar Prazer em Ler. O evento vai reunir educadores, escritores e especialistas em educação e leitura nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Natal.

O Seminário é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), a partir de parceria estabelecida com o Instituto C&A e com as secretarias de Educação do Estado e dos municípios de Natal e Parnamirim, e objetiva fortalecer as agendas de formação nas escolas públicas potiguares. Além disso, o evento visa contribuir com as políticas públicas locais voltadas para o livro, para a literatura e para as bibliotecas.

De acordo com a educadora Evania Oliveira, diretora do IDE e coordenadora da 10ª edição do Seminário, a expetativa é de que o evento não apenas contribua com o debate sobre a leitura literária enquanto direito, mas também para o apontamento de caminhos que assegurem a sua efetivação. “Trata-se de uma rica oportunidade para dialogarmos sobre as políticas públicas em prática e o que pode ser feito para que o acesso à literatura aconteça de forma plena no Estado”, justifica Evania.

Para tanto, a programação do Seminário, cujo tema carrega a indagação “Conta mais 10?”, foi pensada no sentido de ampliar conhecimentos de quem atua na área. A exemplo dos anos anteriores, convidados qualificados locais e de outros estados enriquecem as trocas e dão pluralidade às discussões, permeadas por leituras públicas, sessões de autógrafo e até recitais. Durante o Seminário, também serão comercializados livros de literatura infantil e juvenil e títulos teóricos nas áreas de leitura e educação.

Dentre os palestrantes e convidados desta edição do Seminário estão: a ilustradora Graça Lima, a escritora Márcia Leite, a gestora em literatura Cecília Bajour (Argentina), o ilustrador e escritor Roger Mello, a criadora do o Programa Nacional de Leitura (Proler) Eliana Yunes e o especialista em literatura Volnei Canônica. Também integram a lista os potiguares Carlos Fialho (escritor e editor) Glacia Marillac (jornalista e escritora).

Maiores informações sobre a programação ou mesmo sobre as inscrições do Seminário, que seguem até as 12h da próxima sexta-feira (9), podem ser obtidas por meio do telefone (84) 3611-0968, do WhatsApp (84) 98127-0484 ou do correio eletrônico ide@ideducacao.org.br. Do total de vagas, 30% são destinadas a educadores do Estado, 30% a profissionais da Prefeitura de Natal, 30% a profissionais da Prefeitura de Parnamirim e os demais 10% a educadores indicados pelo IDE.

 

O Seminário

Ao longo desses dez anos, o Seminário Potiguar Prazer em Ler vem percorrendo uma exitosa trajetória ao garantir a educadores significativas contribuições no âmbito das discussões de políticas públicas e ao promover a interação dos participantes com escritores potiguares, nacionais e internacionais em torno de temas pertinentes. 

Nesse período, 116 municípios do RN já estiveram representados nos seminários, além das redes estadual e municipais de Natal e Parnamirim. Momentos de muitas trocas e inspirações entre os profissionais e especialmente por meio da participação das crianças, que tiveram seus espaços garantidos, apresentando suas produções literárias.

O Seminário é uma das atividades mais esperadas pelos participantes da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, dentro da proposta de formação dos professores mediadores de leitura, que reuniu, nos últimos dez anos, um público de 5300 educadores, para compartilhar experiências entre eles e também com grandes nomes da literatura nacional e internacional.

 

A programação

- 12 de setembro (segunda-feira):

7h30 – Credenciamento e acolhida

8h30 – Momento lítero-musical

8h45 – Resgate histórico poético sobre os 10 anos do Seminário Potiguar Prazer em Ler

9h – Abertura PRONUNCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS: AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS DE CONTINUIDADE

Maria Evania de Oliveira – Diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE

Patrícia Lacerda –Gerente da Área de Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A

Justina Iva de Araújo Silva – Secretária Municipal de Educação de Natal/RN

Rildo Martins Cruz – Secretário Municipal de Educação de Parnamirim/RN

Cláudia Santa Rosa – Secretária de Estado da Educação e da Cultura do RN

9h45h – 1º Diálogo O DIÁLOGO ENTRE A CRIANÇA, A ILUSTRAÇÃO E O PROFESSOR: UM LABIRINTO A SER EXPLORADO

Palestrante: Graça Lima

Coordenação da mesa: Miriam Dantas Araújo – SME/Natal

10h45 – Diálogo com o público

11h – 2º Diálogo LITERATURA E TEMAS DIFÍCEIS PARA O PROFESSOR ABORDAR NA ESCOLA

Palestrante: Márcia Leite

Coordenação da mesa: Raimundo Muniz – Biblioteca Zila Mamede/UFRN

12h – Diálogo com o público

12h15 – Encerramento das atividades do turno matutino

13h30 – Leitura Pública

13h45 – 3º Diálogo TECENDO NOVOS FIOS E DESAFIOS NA LITERATURA POTIGUAR

Palestrantes:

Carlos Fialho

Geraldo Ribeiro Tavares

Glacia Marillac

Milena Azevedo

Tasso Soares de Lima

Coordenação da mesa: José de Castro – UBE/RN 

14h45 – Diálogo com o público

15h – Intervalo

15h30 – 4º Diálogo LITERATURA NA ESCOLA: O QUE O PROFESSOR PRECISA SABER?

Palestrante: Cecília Bajour (Argentina)

Coordenação da mesa: Volnei Canônica (Centro de Leitura Quindim/RS)

16h30 – Diálogo com o público

16h45 – Mesa de autógrafos 

17h30 – Sorteio de livros

18h – Encerramento das atividades do dia

- 13 de setembro (terça-feira):

8h – Leitura Pública

8h15 – 5º Diálogo EXPERIÊNCIAS DO CONCURSO ESCOLA DE LEITORES: SUCESSOS E DESAFIOS

Participantes:

Angélica Fernandes de Oliveira Vitalino – Formadora do IDE

Elisimar Lopes – Escola Clara Camarão (1ª edição)

Francisca Ivaíta de Souza – Escola Municipal Amadeu Araújo (2ª edição)

Simone Leite da Silva Peixoto – Escola M. Carlos Bello Moreno (3ª edição)

Coordenação da mesa: Aracy Gomes – SEMEC/Parnamirim

9h15 – Diálogo com o Público

9h30 – Intervalo

9h45 – Leitura Pública 

10h – 6º diálogo O ILUSTRADOR VIAJANTE

Palestrante: Roger Mello

Coordenação da mesa: Salizete Freire Soares – SEEC/RN

11h – Diálogo com o público

11h15 – Lançamento da revista “Instituto C&A”

12h – Término das atividades do turno matutino

13h30 – Leitura Pública

13h45 – 7º diálogo PROFESSOR LEITOR, ALUNOS LEITORES

Palestrante: Eliana Yunes

Coordenação da mesa: Tâmara Abreu – UFRN/Natal

15h – Intervalo

15h15 – 8º Diálogo OS DESAFIOS PARA GARANTIR O DIREITO À LITERATURA PARA TODOS

Palestrante: Volnei Canônica

Coordenação da mesa: Rosa Magda dos Santos – SME/Natal

16h15 – Diálogo com o público

16h30 – Homenagens e despedidas

16h40 – Momento Poético “Grupo Seresteiro Lual de Natal”

17h45 – Sorteio de livros

18h – Encerramento

 

Os palestrantes

Carlos Fialho (Natal, RN) – Cursou Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Publicidade na Universidade Potiguar (Unp). Em 2004, criou em conjunto com outros escritores, o selo editorial Jovens Escribas que, em 2011, se tornou a Editora Jovens Escribas. Publicou oito livros de sua autoria, entre eles “Não basta ser playboy. Tem que ser DJ!” e “Crônicas na Escola”. Publica crônicas aos sábados no Novo Jornal e “tenta” atualizar o blog “O Fiasco”.

Cecilia Bajour (Buenos Aires, Argentina) – Professora de Letras na Universidade de Buenos Aires. Mestrado em Literatura e Livros para Crianças e Jovens pela Universidade Autónoma de Barcelona e Banco do Livro da Venezuela (FGSR). É codiretora da especialização em Estudos Avançados em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Nacional de San Martín. Atuou como coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação de Literatura Infantil (2002 a 2011).  Coordenou, pelo Ministério da Educação argentino (2002 a 2008), a formação em bibliotecas escolares na cidade de Buenos Aires. Atualmente coordena a área de literatura infantil e juvenil do programa de Leitura, Escrita e Literatura Infantil e Juvenil (PLELIJ) da Universidade Nacional de San Martín.

Eliana Yunes (Rio de Janeiro, RJ) – Graduada em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutora em Linguística pela Universidade de Málaga (1976) e em Literatura pela PUC-Rio (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professor associado da PUC-Rio e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Criou para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de Leitura (Proler), é assessora do Cerlalc/Unesco e assumiu a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil entre 2006 e 2013, quando passou ao Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio (iiLer) cujo o setor de pesquisas e publicações coordena hoje, assim como preside seu Conselho de Desenvolvimento.

Glacia Marillac (Natal, RN) – Jornalista profissional e especialista em estratégias de mídias sociais. Atuou como repórter, apresentadora, editora, produtora, assessora de imprensa, consultora de comunicação e marketing.  Já fez trabalhos nacionais e internacionais e conquistou importantes prêmios. Atualmente apresenta o Programa Resenhas do RN , na IterTV Cabugi, tem o quadro Conexões na 96FM, é palestrante e dá aulas em cursos de pós graduação. Já escreveu dois livros e está finalizando o terceiro.  Por meio do Centro de Atenção a Práticas Integrativas e Complementares da UFRN, realiza ações terapêuticas voltadas para o empoderamento das pessoas nas mais diferentes vertentes da Comunicação. Orgulha-se de ter sido aluna de escola pública. 

Graça Lima (Rio de Janeiro, RJ) – Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Design pela PUC/RJ e Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ. Trabalha com ilustração de livros Infantis desde 1990, tendo mais de 150 livros com seu traço. Recebeu vários prêmios com seu trabalho, destacando-se quatro prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro e prêmios da FNLIJ. Teve livros indicados entre os trinta melhores do ano de 2012 e 2013, pela Revista Crescer. Recebeu a menção White Ravens da Biblioteca de Munique, na Alemanha, por cinco de seus trabalhos. Participou de exposições e catálogos no Brasil e no exterior. É professora da Escola de Belas Artes/UFRJ, tem dois filhos e uma cachorra, Pretinha, que canta.

Márcia Leite (São Paulo, SP) – Autora de livros para crianças e jovens, ela completa, em 2016, trinta anos de carreira. Tem mais de 40 livros publicados por diversas editoras, muitos deles premiados e integrantes de programas governamentais e institucionais. Sócia-fundadora e diretora editorial da Editora Pulo do Gato, voltada para leitores em formação e formadores de leitores. Com mais de 30 anos de prática escolar, autora de coleções didáticas na área de Língua Portuguesa, foi professora e assessora pedagógica de todos os ciclos do Ensino Fundamental e Médio. Atua hoje como formadora e consultora nas áreas de leitura e literatura para crianças e jovens, ministrando cursos, palestras e oficinas.

Roger Mello (Brasília, DF) – Escritor, ilustrador e vencedor do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen 2014, na Categoria Ilustrador, concedido pelo IBBY e considerado o Nobel da Literatura Infantil e Juvenil. Em 2014, recebeu o Chen Bochui International Children’s Literature Award como melhor Autor Estrangeiro na China. Roger teve suas obras expostas em importantes museus e espaços internacionais como Seoul Arts Center (Coréia), Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), dentre outros. Ilustrou mais de cem títulos, 22 deles escritos também por Roger. Formado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ, trabalhou com Ziraldo na Zappin.  Ganhou nove vezes o Prêmio Jabuti. É considerado hours concours pela FNLIJ. 

Volnei Canônica (Brasília, DF) – Diretor do Centro de Leitura Quindim e colunista do PublishNews. Foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas, e especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC/RJ. Coordenou o programa Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social. Foi assessor de projetos de leitura na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura – Livro Meu, e coordenou a Unidade de Teatro e o Teatro Municipal em Caxias do Sul. Atuou também nas Artes Cênicas, como ator, diretor, dramaturgo e professor.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados