Notícias

21/06/2016 - Escolas e Centros de Educação Infantil valorizam cultura nordestina no mês de junho

A tradição dos festejos juninos está presente nas unidades de ensino da rede municipal de ensino. A alegria da música nordestina, os sabores das comidas de milho e o resgate das tradições são trabalhados em sala de aula durante o mês de junho, com o propósito de preservar a cultura popular desde a primeira infância.

Na última sexta-feira (17), uma série de festividades foram realizadas. Os Centros Municipais de Educação Infantil, Santa Mônica, Professora Maria da Piedade de Melo e Silva e Professora Marluce Carlos de Melo, todos localizados na Zona Norte de Natal.

No CMEI Santa Mônica, o tema “Resgatando a Cultura Nordestina”, deu título ao “arraiá” junino, uma vez que, os alunos trabalharam o projeto de leitura voltado para a cultura nordestina durante o primeiro semestre.

De acordo com a gestora pedagógica, Neurice da Silva, o objetivo do projeto é desenvolver nas crianças o gosto pelos costumes nordestinos. “O projeto procura envolver os pais no cotidiano das crianças”, destacou a gestora.

Pai de Clarice Pereira, de cinco anos, Luiz Paulo Pereira, destaca o interesse pelo desenvolvimento da filha, e sempre participa das atividades promovidas pelo CMEI Santa Mônica. “É importante para a vida dos filhos. É bom sempre está presente. Não adianta apenas reclamar. Eu tenho que fazer minha parte”, contando que ajudou voluntariamente na construção da área para a realização da festa.

Já no CMEI Professora Maria da Piedade, que atende 92 crianças, a festa aconteceu pelo sétimo ano seguido. A festa que recebeu o nome de “São João na Roça”, apresentou todas as atividades desenvolvidas em sala de aula durante o último trimestre. As atividades foram trabalhadas regatando costumes e tradições. “As receitas das comidas típicas foram enfatizadas, porque também trabalhamos com os alunos”, disse a coordenadora pedagógica, Leda Alves. 

No bairro de Santa Catarina, o CMEI Professora Marluce Carlos de Melo, que presta atendimento para 114 crianças, festejou os três santos de junho com o tema “De Santo Antônio, São João e São Pedro quem será o santo casamenteiro?” A proposta foi resgatar a cultura popular e datas importantes para o povo do Nordeste, comentou a gestora administrativa Ana Maria de Oliveira.

Prestigiando as festividades realizadas pelas unidades de ensino, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, ressaltou o zelo e a criatividade dos profissionais de educação do município de Natal. “Em todo CMEI que eu chego, me surpreendo com a positividade dos temas, e com o belíssimo trabalho realizado para toda comunidade escolar”, comentou.

Um sábado de muita festa

Uma vasta programação cultural acontece durante todo o mês de junho nas 146 unidades da rede municipal de ensino. No sábado as 161 crianças matriculadas no CMEI Professor Antônio Gurgel, na Zona Norte de Natal, comemoraram os santos de junho e elegeram a corte das festividades juninas. Ariely Medeiros (princesa), João Victor Moura (príncipe), Analise Fonseca (rainha) e João Vinícius Martins (rei), desfilaram para o público formado pelos familiares.

A dona de casa Renata Bezerra, mãe de Maria Luísa Siqueira, de quatro anos, estava encantada com a organização da festa. “Estou adorando tudo. Este CMEI é muito organizado. Tudo que acontece aqui eu venho participar. Gosto muito que minha filha estude aqui”, disse.

A professora Justina Iva destacou a presença dos pais dentro da escola, e falou da importância da família nas atividades escolares. “Essa unidade de ensino tem um trabalho de muita responsabilidade e competência. Tudo aqui é realizado com muito primor”, comentou a titular da SME.

No bairro do Guarapes, a festa aconteceu na Escola Municipal Professor Francisco Varela Cavalcante, e além do forró e da quadrilha junina, brincadeiras como a “dança da laranja” e a “corrida de carro de mão”, movimentou os alunos participantes. A escola também elegeu a corte de reis e príncipes da festa.

Na Escola Municipal Professora Palmira de Souza a festa reuniu os 523 alunos, além dos professores, funcionários e dos familiares “Todo ano a participação dos pais é uma alegria para nossa escola”, disse a gestora Adriana Rocha de Souza.

Localizada na Avenida Moema Tinoco, em Gramoré no bairro de Lagoa Azul, a Escola Municipal Professora Lourdes Godeiro, não ficou de fora das festividades. Na quadra da escola, os alunos se apresentaram e dançaram quadrilha. O cardápio de comidas típicas foi bastante variado.

O professor Joycielson Andrade, reuniu os alunos e em apenas quatro dias ensaiaram a coreografia da música “Alô galera de cowboy”, e recebeu aplausos do público pela apresentação. A quadrilha e o casamento matuto, mais uma vez contou com a colaboração fundamental de Anderson Alexandres Fernandes, que cumpre expediente na escola como porteiro, mas encontra tempo para coreografar e marcar a quadrilha junina.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados