Notícias

05/05/2016 - CMEI Fernanda Jales é referência no treinamento de professores

O Centro Municipal Professora Antônia Fernanda Jales recebeu na última segunda-feira (2), um grupo de 100 professores da rede municipal de Extremoz (RN), para participarem de uma formação sobre o funcionamento pedagógico e administrativo da unidade de ensino, que se apresenta como uma das referências no trabalho realizado na Educação Infantil na rede municipal de Natal.

A unidade localizada na Rua Suassuí, S/N Conjunto Cidade Satélite, Pitimbu atende 216 crianças desde o berçário até o nível IV da Educação Infantil. Durante a permanência do grupo de professores do município de Extremoz, eles percorreram todas as unidades e conheceram o funcionamento do espaço e o trabalho pedagógico realizado pela equipe.

Os professores acompanharam uma apresentação do projeto “Cantigas de Roda”, assistiram a um vídeo com o histórico da unidade de ensino, planejamento diário, relato de experiências dos educadores infantil, formação da equipe de educadores e ações como a horta escolar, o encontro de famílias e a literatura infantil presente no centro de educação.

Outro destaque percebido durante a formação, foram os espaços didáticos da unidade infantil. “Aqui fazemos uma experimentação com vários espaços e observamos de que forma vai surtir uma consequência dentro da programação pedagógica”, destaca a gestora pedagógica Daniele Queiroz Cunha.

A gestora ainda destaca a existência espaços para que as crianças possam experimentar outras vivências. “Criamos uma oportunidade para as crianças vivenciarem vários momentos como o Cantinho da Leitura, do Pintando o 7, da Música, dos Brinquedos e do Faz de Conta, além da estante de livros, procurando proporcionar o prazer pela leitura”, explicou.

O Jardim Sensorial foi outro ambiente educativo que os professores visitantes tiveram mais uma experiência de como proporcionar momentos de socialização, de despertar dos sentidos e da imaginação. Em dupla, os professores caminharam por um trajeto com tipos diferentes de solos. Um acompanhante conduzia o colega de olhos vendados por esse percurso que termina na Praça Literária. No espaço arborizado, contendo uma variedade de obras literárias, foi aplicada a leitura de um trecho de livro infantil, teatralizado por personagens vividos pelos educadores.

A professora da rede municipal de Extremoz, Patrícia Cibele Câmara, exerce o magistério desde 2008 e trabalha com uma turma de 25 crianças. “Em uma estrutura desta qualidade, qualquer professor se sente motivado e estimulado no trabalho”, destacando a qualidade pedagógica que encontrou na unidade de ensino. Vou aproveitar o aprendizado e colocar em prática na minha sala de aula”, disse.

A formação foi acompanhada pela assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da SME, Cláudia Farache, destacando que o CMEI Fernanda Jales já recebeu professores de Macaíba (RN) e Parnamirim para participarem da formação e vivenciarem o cotidiano pedagógico da unidade.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados