Notícias

02/05/2016 - CMEI Amor de Mãe realiza I Semana Literária

A proposta é estimular o hábito pela leitura na mais tenra infância. Desta maneira, o Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, promoveu até o último dia 22 de abril a I Semana Literária. A semana dedicada aos livros homenageia também o escritor Monteiro Lobato, autor de clássicos da literatura infanto-juvenil, como o Sítio do Pica Pau Amarelo.

Dentro da programação, as crianças participaram de um piquenique literário no Parque das Dunas, com pais e educadores infantis. A atividade teve como tema “Monteiro Lobato vai ao parque e leva outros autores”, e reuniu cerca de 90 pessoas.

Nas atividades realizadas no Parque das Dunas, foi apresentada uma adaptação da obra “As três velhinhas” de Ana Cláudia Ramos, uma apresentação artística com clássica música “Emília, a boneca gente”, imortalizada na voz de Baby do Brasil, além da leitura do livro “Um menino chuva na rua do sol”, do pernambucano André Neves.

A dona de casa Vanessa da Silva Guedes, mãe de Ewellen Sophia Guedes Rodrigues, de dois anos, e de Enzo Esmael Guedes de Almeida, de três anos, falou da importância da leitura para a formação dos filhos. “É importante que a criança aprenda a ler logo cedo. No caso dos meus filhos, eles tiveram contato logo no berçário e já aprenderam a manusear os livros”, disse.

A enfermeira Wanderlucia do Amaral Juliano, mãe de Cláudio Amaral França, de três anos, destacou que atividades lúdicas são importantes para o desenvolvimento das crianças. “É muito importante atividades ao ar livre. Eles necessitam dessas atividades fora do ambiente escolar”, frisou.

De acordo com a gestora pedagógica do CMEI Amor de Mãe, Ana Karla Gomes, “a importância desse tipo de atividade é que eles (crianças) se tornem leitores, despertando desde cedo o gosto pela leitura. A gestora destacou também a importância da participação da família, colaborando com esses momentos e com a construção da criança leitora. “Precisamos ter a família dentro da instituição, para que elas possam contribuir para o bom desenvolvimento, tornando a criança um bom leitor para toda a sua vida, desenvolvimento a oralidade, o raciocínio e a imaginação”, disse.

Na última segunda-feira (18), a programação da I Semana Literária foi aberta com a apresentação da história sonorizada “O dorminhoco”, de Michael Rosen e Jonathan Langley. Na terça-feira (19), foi a vez da roda de leitura com pais e crianças, com a participação da escritora potiguar Salizete Freire Soares.

A escritora Salizete Freire Soares conversou com crianças e familiares, abordando o tema “Mundo pra que te quero”. Ela contou um pouco da trajetória dela no universo da literatura. Salizete Freire concorreu em 2012 ao Prêmio Jabuti na categoria Infantil.

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados