Notícias

05/02/2016 - Campanha do IDE quer estimular pais a ficarem atentos às condições das escolas públicas

campanha “Aqui a gente aprende”, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), iniciada em outubro do ano passado, quer estimular a sociedade a observar e cobrar eficiência nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, especialmente neste período de matrículas escolares. O objetivo é fazer com que as pessoas fiquem atentas às condições dos prédios e verifiquem os aspectos tecnológicos, pedagógicos e de recursos humanos das escolas onde estão matriculados os filhos. “Por meio da campanha, vamos estimular os norte-rio-grandenses a buscarem seus direitos e também assumirem compromissos com a escola pública. No momento da matrícula, é importante que os pais se interessem pelo todo da escola”, observa a coordenadora da campanha e uma das diretoras do IDE, a educadora Cláudia Santa Rosa.

A campanha “Aqui a gente aprende”, nos últimos quatro meses, tem mostrado à sociedade, por meio de peças publicitárias e de parcerias com os meios de comunicação potiguares (televisão, rádio, internet e busdoor), que a escola pública de qualidade é possível, respaldada por exemplos reais positivos encontrados no Rio Grande do Norte.

Trata-se da primeira iniciativa publicitária do terceiro setor em defesa da escola pública no Estado. Cláudia conta que a campanha é mais um fruto da parceria sólida entre o IDE e o Instituto C&A e que tem o objetivo de levar a bandeira defendida pela instituição ao grande público e com outra linguagem. “Queremos chegar a todos, os que possuem filhos nas escolas públicas, mas também aos que reconhecem a sua importância. A qualidade, na escola pública, é totalmente possível”, destaca Cláudia.

Tempo integral

O ensino em tempo integral nas escolas públicas pode contribuir com essa qualidade. Segundo o secretário de Estado de Educação Francisco das Chagas Fernandes, 17 escolas estaduais funcionarão o dia todo em 2016, disponibilizando diversas atividades para os estudantes. Em Natal, as escolas Kennedy e Manoel Dantas passarão a ofertar educação em tempo integral. “A educação integral é uma meta dos Planos Nacional e Estadual de Educação, nos próximos dez anos. Em nosso entendimento, isso contribui para avançarmos na melhoria da qualidade da educação”, diz o secretário.

O IDE conta com a parceria de diversos órgãos públicos, como o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do RN, Câmara Municipal de Natal, Prefeitura de Natal (Secretaria Municipal de Educação), Prefeitura de Parnamirim, além da imprensa, nessa campanha, e a expectativa é de conquistar mais parceiros, interessados em fomentar a ideia da “escola pública de qualidade possível”. (Blog do Marcelo Abdon)

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados