Notícias

28/12/2015 - Alunos da Rede Municipal de Natal são medalhistas na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Natal serão premiados pelos resultados conquistados na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. Este ano, na 11ª edição da Olimpíada participaram 31 escolas municipais, alcançando os resultados de uma medalha de ouro, uma medalha de prata, duas de bronze, 21 menções honrosas e dois professores premiados. A premiação oficial acontecerá no primeiro semestre de 2016.

Garantiu e receberá a medalha de ouro a aluna da Escola Municipal 4º Centenário, Talvanes Fernandes de Medeiros, do nível 2; já a estudante Lívia Martins Nóbrega, da mesma escola e do nível 1, conquistou a medalha de prata; os dois bronzes foram conquistados pelos alunos Marjorie Veiga Loureiro, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano e Michael Douglas de Camargo, da Escola Municipal Professor Zuza. E os professores Jairo de Araújo Nunes e Paula Christianne Freitas Cordeiro, ambos da Escola Municipal 4º Centenário, receberão diploma de homenagem e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática.

De acordo com o professor Vitor Mota da Nóbrega, que integra a equipe de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Natal, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte participam da OBMEP, desde 2005, ano de sua 1ª edição, com desempenho satisfatório em todas as edições.

“Neste ano, participaram 31 escolas na 1ª fase totalizando aproximadamente 16.520 alunos do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, níveis III e IV. Foram classificados 772 estudantes para a 2ª fase. A SME forneceu 16 ônibus para o deslocamento desses alunos para os Centros de Aplicações”, explicou Vitor Mota.

A secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva, afirmou que “é com muito orgulho e alegria que registramos a brilhante participação dos alunos do município do Natal, como também do Estado do Rio Grande do Norte. Os estudantes merecem todas as homenagens e que continuem firme no caminho da Educação”.

A equipe de Matemática da SME, formada pelos professores Jorge Luiz Silva Correia, Sonnaydh Mildred de Araújo Dantas e Vitor Mota da Nóbrega, participam na divulgação do evento e na coordenação dos Centros de Aplicações nas quais as escolas da Rede atuam na 2ª fase.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2015

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA é um projeto de inclusão social dirigido aos alunos e professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, EJA (3º e 4º níveis) e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, nas unidades de ensino das escolas públicas do Brasil, que atualmente conta com 98% dos municípios participando desse evento.

Com objetivos definidos, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade de ensino, incentivando professores e alunos a competir, buscando na sua preparação estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas motivadores e desafiadores que despertem o interesse na instigação e curiosidade na solução dos mesmos.

A OBMEP atingiu, neste ano de 2015, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 11ª edição da Olimpíada 47.582 escolas de 5.538 cidades - em 99.48% dos municípios de todo o país.

Os ganhadores receberão tablets, medalhas, diplomas, assinatura de revistas, kit de material didático, troféus e certificados de menções honrosas.

Menções honrosas – Nível 1

André Felipe De Freire Melo - E. M. Prof. Maria Alexandrina Sampaio

Alan Sol Alves Dias - E.M. Prof. José Do Patrocínio

Henrique Jerônimo Nunes - E. M. Prof. Maria Alexandrina Sampaio

Marcos Vinicius Noberto De Oliveira - E. M. Monsenhor Jose Alves Landim

Samuel Da Cruz Dias - E. M. Prof. Veríssimo De Melo

Pablo Da Rocha Machado – E. M. Prof. Antônio Severiano

Davi Pessoa De Figueiredo Costa – E. M. João XXIII

Nicole De Freitas Rocha - E. M. Prof. Antônio Severiano

Gideanderson Paixão Da Cruz – E. M. Prof. Palmira De Souza

Lucas Matheus Morais Bezerra – E. M. Prof. Fco De Assis Varela Cavalcanti

Reverson Miranda Dos Santos - E. M. Prof. Josefa Botelho

Gilberto Miranda Azevedo - E.M. Prof. Terezinha Paulino De Lima

Menções honrosas – Nível 2

Lazaro Vinícius De O Bonifácio - E. M. 4º Centenário

Maria Lídia Fagundes Nunes - E. M. Prof. Maria Alexandrina Sampaio

João Olímpio Campelo Neto - E. M. Prof. Veríssimo De Melo

Rodrigo Costa De Azevedo - E. M. Prof. Fco De Assis Varela Cavalcanti

Bruna Gabriele Lopes Barbosa - E. M. Professor Zuza

Carlos Antônio Barbosa Nunes - E. M. Prof. Antônio Severiano

Lilian Karen Lopes De Paiva - E. M. Prof. Waldson José Bastos Pinheiro

Eberth Galdino Pereira Da Silva - E. M. Ferreira Itajubá

Ana Beatriz Silva De Lima – E. M. Prof. Veríssimo De Melo

Fonte: Prefeitura do Natal

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados