Notícias

05/11/2015 - IDE participa do FLIN com Espaço do Professor Leitor

O III Festival Literário de Natal (FLIN) começa nesta quinta-feira (5) e estende-se até o sábado (7). O evento é uma realização da Prefeitura do Natal que reunirá, na Praça Augusto Severo/Ribeira, grandes nomes da literatura brasileira. Estão confirmados nomes como Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Antônio Cícero, Eduardo Jardim e Gilberto Gil que estarão na tenda principal, com espaço climatizado com capacidade para receber 700 pessoas.

Entretanto é na tenda Moacy Cirne, espaço também climatizado, com plateia para 100 pessoas sentadas, que o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e o Instituto C&A realizam programação especial no Espaço do Professor Leitor.

Nesta quinta-feira (5), o Espaço terá duas conversas. A primeira será “O que os olhos leem, o coração sente”, que é apresentada por Fátima  Mota, Ana Karla Oliveira, Edvania Morais e Fernando Dázio, com mediação de  Miriam Dantas da Secretaria Municipal de Educação do Natal. A conversa 2 chama-se “Lobato e a escola: uma leitura de resistência”, conduzida por Tâmara Abreu  e mediada por Nayra Mateus do CMEI Amor de Mãe. Todas as conversas começarão às 13h30 dos três dias.

A terceira conversa, “A Voz dos Poetas no Mote da Poesia Popular”, ficará para a tarde da sexta-feira (6) e será norteada por Antônio Francisco, Hailton Mangabeira e José Acaci, com coordenação de Sayonara Macedo da Escola Municipal Ferreira Itajubá.

Encerrando, no sábado (7), o premiado escritor Tino Feitas conduzirá a conversa número 4, intitulada de “Palavra também é brinquedo”, com coordenação de Angélica Vitalino. A partir das 16h terá o Show Infantil “Quem Quer Brincar Comigo?” com canções, estórias e brinquedos cantados.

Mais sobre o FLIN

O Flin ainda conta com o museu Djalma Maranhão, com atividades contínuas no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro.

Há a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas Sebo Vermelho, Jovens Escribas, Cooperativa Cultural da UFRN e Livraria Nobel. Na área de convivência, o evento proporciona aos visitantes food trucks, espaço lúdico e biblioteca móvel da Bibliosesc.

Este ano, quase 100 autores debatem nas mesas literárias. Encerra-se a primeira noite com o concerto da Banda Sinfônica com participação da cantora Cida Moreira.

Na sexta-feira, inicia-se o dia com histórias infantis contadas por Paula Medeiros. Porém a principal atração da sexta-feira começa ao início da noite, a mesa literária “Gilberto Bem Perto”, com o cantor e compositor Gilberto Gil, que logo após fará uma apresentação.

O sábado será de muitas atividades para professores e jovens. O Festival Literário de Natal termina com o concerto da Sesi Big Band recebe e a cantora Khrystal.

Confira a programação completa do Espaço do Professor Leitor:

05/11 Quinta-feira

13h30 – Conversa 1: “O que os olhos leem, o coração sente”.

Por Fátima Mota, Ana Karla Oliveira, Edvania Morais e Fernando Dázio.

Mediação: Miriam Dantas de Araújo (SME/Natal)

15h30 – Conversa 2: “Lobato e a Escola: uma leitura de resistência”

Por Tâmara Abreu

Mediação: Nayra Mateus (CMEI Amor de Mãe)

17h – Encerramento

 

06/11 Sexta-feira

13h30 – Conversa 3: “A Voz dos Poetas no Mote da Poesia Popular”

Por Antônio Francisco, Hailton Mangabeira e José Acaci

Coordenação: Sayonara Macedo (Escola Municipal Ferreira Itajubá)

14h45 – Sessão de autógrafos com Antônio Francisco, Hailton Mangabeira e José Acaci

15h – Encerramento

 

07/11 Sábado

Conversa 4: “A palavra também é brinquedo”

Por Tino Freitas

Coordenação: Angélica Vitalino (IDE e Smec/Parnamirim)

14h30 – Sessão de autógrafos com Tino Freitas

14h45 – Programação Livre

16h – Show infantil “Quem quer brincar comigo?”

Canções, histórias e brinquedos cantados

16h45 - Encerramento

Rodrigo Zuza |Observatório da Educação do RN

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados