Notícias

27/10/2015 - Institutos IDE e C&A empenham-se em campanha a favor da escola pública

Jovem professora recebe das mãos da coordenadora do IDE um exemplar do livro Diálogos em defesa da escola pública

Na última quinta-feira, 22, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A fez o lançamento da campanha “Aqui a gente aprende”, de mobilização em defesa da escola pública em Natal. A campanha, organizada pela Pandora Comunicação, terá continuidade em veículos de comunicação a partir do próximo dia 28. Mostrará à sociedade, por meio de peças publicitárias, que a escola pública de qualidade é possível, respaldada por exemplos reais positivos encontrados no Rio Grande do Norte.

Os Institutos C&A e IDE primaram em realizar o evento em uma escola pública, reconhecendo que o diálogo construtivo em favor da e na escola pública é primordial para que a educação pública alcance desenvolvimento e qualidade. A campanha aconteceu na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, às 19h. A escola localiza-se na Rua Alberto Maranhão, 892, Tirol.

A diretora do IDE, Cláudia Santa Rosa, fez a abertura da solenidade e falou sobre os desafios da produção do livro e da campanha, momento no qual também agradeceu a todos os parceiros do projeto. “Nosso objetivo é mostrar sim que uma escola pública de qualidade é algo possível. No livro e na campanha trabalhamos com casos reais de experiências bem-sucedidas no ensino público. Nossa missão institucional é contribuir para a melhoria da escola pública sempre em sintonia com o poder público“, exprimiu.

Durante o evento, a professora Sirlia Lira, convida a falar, certificou que “a grande estrela deste evento é a escola pública”, afirmação reiterada por outros oradores da noite. Cláudia Santa Rosa convocou a jovem Sâmela Raíssa, 24, para receber simbolicamente um exemplar do livro. Cláudia afirmou: “Sâmela é o presente e o futuro da escola pública. Nas jovens professoras deposito a minha esperança de que é possível uma ‪escola pública decente”.

O evento contou com a participação de representantes dos parceiros do IDE, os quais são Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Câmara Municipal do Natal, Prefeitura do Natal e Prefeitura de Parnamirim.

Simultaneamente o evento também comportou a estreia do livro “Diálogos em defesa da escola pública”, o livro é alusivo aos dez anos de fundação do IDE e foi organizado pela doutora em Educação Cláudia Santa Rosa e pelo mestre em Psicobiologia Frederico Horie Silva.

A obra é dedicada às pessoas e às instituições que, cotidianamente, dedicam esforços e talentos para construir uma escola pública de qualidade.

O Instituto C&A é um dos principais parceiros do IDE e o acompanha desde sua fundação em 2004. Fruto desta aliança é a publicação dos 117 artigos de 15 diferentes autores que compõem o livro, os quais tratam dos mais distintos temas acerca da educação, mas que compartilham um referencial em comum: o direito de todos os cidadãos à educação pública de qualidade.

Rodrigo Zuza | Observatório da Educação do RN


Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados