Notícias

29/09/2015 - Prazer em Ler realiza último encontro nacional do ciclo 2013-2015

O segundo encontro nacional do programa Prazer em Ler de 2015 começou ontem (28/09) e vai até o dia 2 de outubro, em Fortaleza. A formação reunirá cerca de 120 pessoas, entre mediadores de leitura, bibliotecários e gestores de organizações sociais de 18 polos de leitura apoiados pelo Instituto C&A. O primeiro encontro do ano foi realizado em março, na cidade de Salvador (BA).

Os polos de leitura são núcleos de organizações sociais criados em um determinado território, que recebem apoio do Instituto C&A por meio do programa Prazer em Ler. Eles são formados por ONGs, associações de base comunitária e de atendimento à criança e ao adolescente e por escolas, que se unem para a elaboração, desenvolvimento e gestão de um projeto coletivo de promoção da leitura.

 O ciclo de apoio 2013-2015 do programa Prazer em Ler contempla 12 polos de leitura. Para o encontro nacional, também foram convidados representantes de polos apoiados no passado pelo Instituto C&A. Já repetida em formações anteriores, a estratégia tem o objetivo de fortalecer uma rede nacional de promoção da leitura que envolve parceiros que recebem ou já receberam apoio financeiro do Instituto C&A.

O encontro será a última formação em grupo do ciclo de apoio 2013-2015 do programa. Ele visa celebrar as aprendizagens adquiridas durante o ciclo, potencializar trocas de experiência entre os polos e estratégias de sustentabilidade, avaliar resultados atingidos e apontar para a construção de uma Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. A formação será conduzida pela equipe técnica do programa Prazer em Ler e por representantes das bibliotecas que compõem os polos.

 A programação do evento inclui oficinas, plenárias, atividades em grupo e debates. Entre os destaques estão as atividades de mediação de leitura conduzidas pelos polos e debates. As políticas públicas do livro e leitura no Brasil, bem como encaminhamentos para a construção da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, são alguns dos temas de discussão inseridos na pauta.

 O evento contará, ainda, com uma oficina de mobilização de recursos focada no recém-lançado edital do Ministério da Cultura “Todos por Um Brasil de Leitores 2015”, uma homenagem ao autor Joel Rufino dos Santos e uma festa de confraternização a fantasia de personagens literários.

Fonte: Instituto C&A

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados