Notícias

24/09/2015 - Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso de Conselheiros Escolares da Rede Municipal de Educa

Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso de Conselheiros Escolares da Rede Municipal de Educação de Natal (1º CONCEN), que vai acontecer nos dias 04 e 05 de novembro, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). O evento é organizado pelo setor de Planejamento e Avaliação de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Escolar (DGE), Maria Luciene Urbano, a expectativa é que participem em torno de mil Conselheiros Escolares. “O congresso é um marco histórico para o município de Natal, que é pioneiro na gestão democrática das unidades de ensino. O CONCEN vai reunir os conselheiros das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para trocarem experiências e socializarem as ações exitosas que tiveram a intervenção dos Conselheiros”, disse Luciene Urbano.

Ela explicou que Conselheiros Escolares podem inscrever-se de duas maneiras. Como congressista que apresentará trabalho e como congressista que não apresentará trabalho, cada Conselho Escolar terá direito a um número de vagas correspondente à quantidade de Conselheiros titulares da Unidade de Ensino. As inscrições serão online, na página do evento no Facebook, através dos formulários abaixo: 

1) Inscrição COM TRABALHO
2) Inscrição SEM TRABALHO

A diretora do DGE informou ainda, que os trabalhos a serem apresentados devem seguir as seguintes orientações:
1º) Eles devem ser escolhidos entre os Trabalhos Pedagógicos que a Unidade de Ensino já realiza ou irá realizar. Tem que ser uma decisão do coletivo do Conselho Escolar e apresentado no 1º CONCEN, por integrantes do referido colegiado.

2º) O Conselho Escolar deverá, no ato da inscrição online, decidir que tipo de trabalho irá apresentar: Pôster, Comunicação Oral ou Minicurso. Não podendo apresentar mais de um trabalho.
3º) O Pôster seguirá o modelo do anexo 1. Esse modelo não precisa ser reproduzido na íntegra, a equipe que irá confeccioná-lo pode modificar o fundo, as cores, etc. No entanto deverá manter inalterado as Logomarcas, o cabeçalho, o resumo, a necessidade do relato ter fotos ilustrativas e seguir o formato da fonte Arial e os tamanhos informados para cada espaço.

4º) A Comunicação Oral deve ser construída num PowerPoint para o tempo de quinze minutos de apresentação.
5º) O Mini Curso deve ser construído num PowerPoint para o tempo de uma hora de apresentação. A Equipe deve apresentar também material que exemplifique, de uma forma prática, as mudanças que o Projeto Pedagógico promoveu na Unidade de Ensino, exemplo: fotografias, cadernos com registros, etc.

6º) Após realizar a inscrição COM TRABALHO, um dos representantes do Conselho Escolar inscrito na apresentação, deverá enviar um documento do Word preenchido, conforme as orientações do item 4.2 das orientações (ANEXO 2), para o e-mail do Congresso (1congressoconselheiroescolar@gmail.com), conforme as informações pedidas. A inscrição será considerada aprovada, se e somente se, a Comissão Científica comunicar parecer favorável, por e-mail.

7º) As inscrições serão encerradas conforme cronograma abaixo:
a. Inscrições COM TRABALHO – Dia 30/Setembro/2015.
b. Inscrições SEM TRABALHO – Dia 15/Outubro/2015.

8º) Qualquer dúvida deverá ser encaminhada ao DGE pelo e-mail do 1º CONCEN ou mantido o contato telefônico através do telefone 3232-4718.

A eleição e a posse dos Conselheiros Escolares das 144 unidades de ensino de Natal foram realizadas em abril e junho do ano passado respectivamente, para o triênio 2014-2017. Os Conselhos Escolares são formados em média por dez membros composto por professores, funcionários, pais e alunos.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Natal

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados