Notícias

24/09/2015 - Escola Municipal João XXIII recebe Camerata de Vozes

A Escola Municipal João XXIII, que fica localizada no bairro do Alecrim, Zona Leste da capital, recebeu a apresentação da ‘Camerata de Vozes do RN’, do projeto ‘Concertos Didáticos 2015’, na manhã desta quarta-feira (23). Ao todo participaram 278 alunos, das turmas do 6º ao 9º ano.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a Fundação José Augusto, e tem como objetivo principal por meio de concertos didáticos, levar música de qualidade aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. A ‘Camerata de Vozes do RN’ é regida pelo Monsenhor Pedro Ferreira da Costa, Doutor em Estética Filosófica e Estética Música.

Segundo ele, a ‘Camerata de Vozes do RN’, apresenta diferentes opções musicais, que vão desde o erudito ao popular, do regional ao folclórico, visando o compromisso com a qualidade da educação para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e adultos.

Monsenhor Pedro falou ainda, da importância da música nas escolas públicas e dos efeitos que ela causa. “Normalmente após uma apresentação como essa, os alunos perguntam como fazem para ser integrante de um coral. É gratificante saber que através da música novos interesses são despertados”, concluiu.

Presente durante a apresentação, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, Judineide Domingos Campos de Souza falou da admiração que tem pelo coral. “Sinto-me privilegiada em recebê-los em nossas unidades escolar”.

A diretora pedagógica da escola, Jane Maria de Paiva Medeiros, falou da importância dos concertos didáticos. “Essa apresentação possibilita aos nossos alunos, um conhecimento musical diferenciado, fazendo com que eles compreendam que a música tem várias etapas, com instrumentos e vozes, proporcionando um enriquecimento cultural dos estudantes”, disse.

Os estudantes, encantados, aplaudiram e acompanhavam as canções. Como a aluna do 8º ano, Fabrícia Rayane, de 16 anos, disse que gostou muito da apresentação e que espera que eles voltem mais vezes a escola. Já o estudante do 9° ano, Klenilson Trindade, de 13 anos, ficou impressionado com a sintonia do grupo. “Foi muito bom e impressionante, gostei demais”, elogiou.

A Camerata de Vozes é formada por 43 profissionais de música e de diversas outras áreas, sendo: 13 sopranos, 10 contraltos, oito tenores e nove baixos. As próximas apresentações vão acontecer na E.M. Francisca Ferreira da Silva, dia 21 de outubro; E. M. Francisco de Assis, dia 25 de novembro e na E. M. José de Andrade Frazão, dia 09 de dezembro.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação do Natal


Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados