Notícias

19/08/2015 - Pesquisa sobre a relação dos potiguares com a leitura será apresentada no Seminário Prazer em Ler

Uma pesquisa inédita sobre a relação dos potiguares com a leitura, encomendada pela ONG Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), junto ao Instituto Certus, será apresentada na 9ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, na próxima segunda e terça-feira (24 e 25 de agosto), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), em Natal. O evento, promovido pelo IDE, Instituto C&A, Secretaria Municipal de Educação de Natal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN, destacará o direito do ser humano à leitura, reunindo, novamente, crianças, escritores e educadores para discutir a promoção da leitura literária no Rio Grande do Norte.

Os dados da pesquisa serão revelados no primeiro dia do Seminário (24), às 9h15, pela coordenadora técnica do 9º Seminário, Cláudia Santa Rosa, que falará sobre a relação do potiguar com a leitura, enfatizando o resultado do levantamento. Como debatedores, participam: Rodrigo Bico, presidente da Fundação José Augusto e um representante da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (SEEC/RN) e Matilde Carlos Fernandes, do IDE, coordenando a discussão.

“A expectativa das instituições parceiras é de que este Seminário contribua não somente para o debate sobre a leitura literária enquanto direito, mas também para a tomada de decisão que efetive esse direito”, frisa Claudia.

Para atender a esse objetivo, a programação do Seminário foi pensada no sentido de ampliar os conhecimentos de quem atua na área e é composta de leituras públicas – realizadas por crianças, adolescentes, mães, pais e/ou professores mediadores de leitura – sessões de autógrafos, palestras e debates com educadores, escritores, especialistas das áreas de leitura e educação, repetindo o formato já consagrado nas edições anteriores do evento: mesclar convidados locais com aqueles de outros estados brasileiros, o que confere maior enriquecimento às trocas e à pluralidade das discussões.

Sobre o Seminário Prazer em Ler

Nesses nove anos, 116 municípios do RN já estiveram representados nos seminários, além das redes de educação municipal de Natal e Parnamirim e Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN. Foram momentos de muitas trocas e inspirações entre os profissionais e especialmente por meio da participação das crianças, que tiveram seus espaços garantidos, apresentando suas produções literárias.

O Seminário é uma das atividades mais esperadas pelos participantes da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, dentro da proposta de formação dos professores mediadores de leitura, que reuniu, nos últimos nove anos, um público de 4800 educadores para compartilhar experiências entre eles e também com grandes nomes da literatura nacional e internacional.

Ícones infanto-juvenis dos livros, tanto como autores como ilustradores, além de outros escritores consagrados, fizeram parte da iniciativa, deixando importantes contribuições durante os seminários: Xosé Neira Cruz, Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Glória Kirinus, Ricardo Azevedo, André Neves, Bartolomeu Campos de Queirós, Angela Lago, Roger Mello, Roseana Murray, Daniel Munduruku, Celso Sisto, Marina Colassanti, Juliano Freire, José de Castro, Salizete Freire, Mário Prata, Afonso Romano de Santana, Antonio Francisco e muitos outros.

Fonte: IDE


Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados