Notícias

13/08/2015 - UFRN lança coleção de livros e Cláudia Santa Rosa assina prefácio de um dos volumes

O Grupo de Estudos em Ensino da Matemática e da Língua Portuguesa (CONTAR) lançará hoje, 13, uma coleção de oito livros resultantes de suas atividades de pesquisa, elaborados em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O evento ocorrerá às 19 horas, no Centro de Educação do Campus Central da UFRN.

A diretora do IDE, Cláudia Santa Rosa, foi convidada pelas Professoras Tatyana Mabel e Claudianny Amorim Noronha para escrever o prefácio do oitavo livro, intitulado Políticas Públicas de Leitura: O Que Saber Para Um Novo Fazer na Escola. A obra faz parte de um conjunto de oito livros chamado Coleção CONTAR - Linguagens e Educação Básica.  A caixa com oito livros pode ser adquirida pelo valor simbólico de 50 reais.

De acordo com a Professora Cláudia, o convite para prefaciar um dos livros da coleção ressalta a importância e destaque do trabalho realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) na área de promoção da leitura. “Foi um privilégio ter lido, em primeira mão, a bela obra "Políticas Públicas de Leitura: O Que Saber Para Um Novo Fazer na Escola". A oportunidade de prefaciá-la foi um convite generoso das coordenadoras da coleção que recebi como um reconhecimento ao trabalho que o IDE realiza, na área, desde 2006”, reiterou.

A Professora Tatyana Mabel explicou que a coleção literária tem como princípio fundamental a valorização da escrita e autoria do professor. “As temáticas se voltam especialmente para as políticas de leitura, a leitura e escrita em Matemática, a cartografia das memórias de leitura docente e da produção textual dos livros didáticos. O objetivo principal da coleção é oferecer subsídios para a prática e formação docente”, disse.

Além das oito publicações, serão lançadas séries de vídeos e novas edições do CONTAR – Jornal da Escola.

Os vídeos a serem lançados podem ser conferidos no canal do YouTube, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCKP_emYWuNcVAML_OBddnmA. Por sua vez, as edições do CONTAR – Jornal da Escola podem ser acessadas no link: http://www.grupocontar.com.br/publicacoes-contar-jornal-da-escola/.

Sobre o CONTAR

O Grupo de Estudos CONTAR visa aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, especialmente, no que abrange a inter-relação entre estas, no ensino e aprendizagem na Educação Básica e para a Formação de Professores. Com foco nas políticas públicas voltadas à educação básica e partindo do pressuposto de que a leitura e a escrita são essenciais ao ensino da Língua Portuguesa e Matemática.

Os interessados poderão conferir mais detalhes do evento, atentando ao convite virtual abaixo:

Rodrigo Zuza | Observatório da Educação do RN 

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados