Notícias

07/08/2015 - Enem reprova escolas da rede pública do RN

O Rio Grande do Norte só tem uma escola entre as 100 mais bem colocadas no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio. A lista divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra ainda que o estado potiguar tem a 4ª instituição com o pior desempenho entre todas as avaliadas no país.   

Menos de 10% das escolas que ficaram nas 100 primeiras posições em todo o país são da rede pública. No Rio Grande do Norte, a única instituição de ensino que ficou neste grupo é particular: o Colégio Ciências Aplicadas, localizado em Natal, que ficou na 75ª posição no ranking de todo o Brasil.

O colégio, que obteve média 670 na prova objetiva e 779,47 na redação, conquistou o primeiro lugar pelo quinto ano consecutivo. A segunda colocada no estado foi o Centro de Educação Integrada (Cei) Romualdo Galvão, que ficou na 169ª posição com média 648,55 na objetiva e 772,52 na redação.

Alexandre Pinto, diretor e professor do Ciências Aplicadas, afirma que a metodologia de ensino desenvolvida na escola, que é voltada para a nova estrutura do Enem, é o grande diferencial. “Contamos com uma equipe de professores que trabalha em conjunto, de forma interdisciplinar. Somando isso ao comprometimento dos alunos, conseguimos potencializar a capacidade intelectual deles e, consequentemente, alcançar boas notas”, destaca.

O professor conta que, desde quando o vestibular da Comperve era a avaliação usada para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Ciências Aplicadas trabalha a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas abordados nas matérias do sistema de ensino com assuntos do cotidiano dos alunos.

“Outro fator que beneficia o colégio é o fato de ele ser pequeno, temos condições acompanhar todos os estudantes de perto”, acrescenta.  

Por outro lado, as instituições públicas de ensino do Rio Grande do Norte não obtiveram bons resultados. A mais bem colocada do estado foi o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) Campus Mossoró, porém a escola ficou em 881º no ranking nacional e na 5ª posição se forem levadas em consideração apenas as instituições do RN. 

Além do IFRN de Mossoró, somente o IFRN Campus Central de Natal integra a lista das dez primeiras escolas do ranking do estado, ficando na 9ª colocação. Na lista nacional a escola figura na 1022ª posição. A melhor entre as escolas públicas estaduais do RN é a Escola Estadual Santos Dumont, de Parnamirim, que ficou em 5.850 no ranking nacional e 81 no ranking estadual. 

A instituição que ficou na pior colocação no ranking do Rio Grande do Norte foi a Escola Estadual Apolinária Jales, que fica no município de Messias Targino, região Oeste, distante 298 quilômetros de Natal. A escola obteve média 420,71 nas prova objetiva e 275,86 na redação.

Na lista nacional do Inep a escola ficou na posição 15.638, é o 4º pior desempenho de todo o país. A instituição de ensino só fica atrás de uma escola no interior do Amapá, outra no interior do amazonas e uma em Rio Branco, capital do Acre, que lidera o ranking negativo.

Fonte: Novo Jornal

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados