Notícias

14/07/2015 - Reforma da E. M. Henrique Castriciano arrasta-se desde julho de 2014

Seis meses. Este foi o prazo que a SME (Secretária Municipal de Educação do Natal) fixou para concluir a reforma na Escola Municipal Henrique Castriciano, localizada nas Rocas em Natal. Entretanto, a obra, que iniciou em julho de 2014, ainda não foi concluída.

Segundo a coordenadora administrativa da escola, Marileuza Freitas, a Secretaria prometeu entregar a escola em janeiro deste ano. Depois acordou que a escola seria entregue em abril, prazo adiado para o mês de junho, ambos descumpridos.

A assessoria do SINTE/RN esteve no local no último dia 8 de julho e constatou que há homens trabalhando, bem como tijolos, areia, cimento e outros materiais de construção espalhados pelo prédio. Para ter-se uma ideia da situação, o piso da quadra não foi feito e a caixa-d’água ainda não foi concluída.

O calor é outro problema, pois o ao ar-condicionado, que já foi instalado nas salas, não pode ser ligado devido à falta de uma subestação de energia. Isto porque o medidor da escola é antigo e não suporta uma sobrecarga de energia. Segundo Marileuza, a SME informou que será necessária uma licitação para que se possa implantar a subestação.

A demora na conclusão da obra prejudica 330 alunos, que estão sem direito à recreação, já que a escola funciona em horário corrido nos turnos matutino e vespertino.

A situação já esteve pior. De acordo com a Coordenadora, os professores, funcionários e alunos ficaram alocados entre julho de 2014 e junho deste ano nas escolas Café Filho e Padre Monte, retornando à Henrique Castriciano no início deste mês. De acordo com a inspetora escolar, professora Alzenir Araújo, também faltam alguns móveis, como birôs, prateleiras e carteiras.

Segundo a inspetora, a comunidade escolar está a mobilizar-se junto ao conselho escolar, para criar uma comissão que deverá ir à SME, mais uma vez, cobrar celeridade na conclusão da obra.

Fonte: SINTE/RN

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados