Notícias

08/07/2015 - Inep solicita que gestores preencham o Censo Escolar da Educação Básica 2015

A coleta do Censo Escolar 2015 teve início no dia 8 de junho de 2015. O prazo para preenchimento dos dados neste ano será até o dia 12 de agosto de 2015. Portanto, os diretores de instituições de ensino públicas e privadas devem ficar atentos ao cronograma.

Para realizar a declaração dos dados da escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, deve-se acessar o Sistema Educacenso no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.br.

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, pois oferecem subsídios estatísticos para o planejamento e acompanhamento das políticas públicas educacionais. Além disso, também contribui para a elaboração dos indicadores educacionais como, por exemplo, o IDEB.

É importante destacar que os dados declarados devem refletir a realidade da escola da última quarta-feira do mês de maio (27/05), Dia Nacional do Censo Escolar.

Sobre o Educacenso

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros; por isto é de suma importância que toda a escola, principalmente a pública, tenha seus dados atualizados e cadastrados no sistema do Educacenso.

Rodrigo Zuza | Observatório da Educação do RN


Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados