Notícias

08/09/2014 - Pesquisa inédita revela perfil de leitores e situação da leitura em Natal

Uma pesquisa, encomendada pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Instituto C&A ao Instituto Certus, apurou o perfil dos leitores natalenses e da situação atual da leitura em Natal. O resultado do levantamento foi apresentado, nesta quarta-feira (23), no auditório do Museu Djalma Maranhão (antiga rodoviária da Ribeira), durante mais uma reunião do grupo de trabalho (GT) que está responsável pela elaboração do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal - PMLLLB.

A ideia de contratar a pesquisa surgiu a partir do andamento, neste ano, das atividades do GT – instalado por meio de decreto municipal, na data de 07 de novembro de 2013. Nos meses de abril e maio, foram realizados diversos encontros regionais com a população, pela cidade, além de um encontro do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, na Assembleia Legislativa do RN, e de um encontro da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura, na Câmara Municipal de Nata. Todas foram oportunidades para colher informações sobre o que é preciso fazer para Natal se tornar uma cidade de leitores, mas o grupo identificou a necessidade de se obter mais dados, os quais embasarão as ações do Plano daqui para frente.

“Há um conceito básico de gestão: é preciso conhecer a realidade para que se planeje de maneira satisfatória. Esse levantamento é inédito em Natal. Foi feito e agora o GT vai cruzar as contribuições dos encontros realizados com os dados obtidos na pesquisa para traçar metas e ações que serão colocadas em práticano âmbito do Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Natal”, observa a diretora executiva do IDE, Cláudia Santa Rosa.

Foram entrevistadas 805 pessoas, a partir de 14 anos, em 34 bairros, das quatro regiões da capital, no período de 14 a 22 de junho de 2014. Elas responderam perguntas que revelam sobre o perfil do público leitor de Natal, suas preferências, suas práticas de leitura, assim como suas principais dificuldades no acesso à leitura. Além disso, o levantamento investigou a forma de relação desse público com as novas tecnologias para o acesso ao livro, identificou o perfil de leitores de outras modalidades de leitura, como jornais e revistas, e também colheu opinião dos natalenses sobre as ações e iniciativas público-privadas que apresentam potencial de estimular a leitura.

O download da pesquisa está disponível neste link: http://www.4shared.com/office/1qs_VphYce/RELATORIO_HAB__LEITURA__RESUMO.html

Um projeto Sinduscon RN e IDE.

Observatorio da Educação (c) 2012 - Todos os os direitos reservados