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02/07/2013 - Educação do RN repete baixo desempenho na Prova ABC

O Movimento Todos pela Educação divulgou os resultados da Prova ABC 2012, aplicada, por amostragem, junto aos alunos de 3º ano do Ensino Fundamental, em todo Brasil.

Leitura
Os dados da Prova ABC 2012 mostram que, em leitura, 44,5% das crianças que fizeram a prova atingiram o nível 175 da escala.

No Rio Grande do Norte apenas 34,6% dos alunos atingiram mais de 175 pontos em Leitura.

Escrita
Todas as crianças que participaram da Prova ABC fizeram uma redação, avaliada segundo três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação). Como não há escala do Saeb para escrita, foi determinado que, de 0 a 100 pontos, o desempenho esperado de um aluno do 3º ano anos é de, no mínimo, 75 pontos. Do total, apenas 30% das crianças atingiram essa pontuação.

Os alunos que chegam a essa pontuação têm um bom domínio das três competências avaliadas ou ao menos um desempenho razoável para uma delas e bom ou muito bom para as outras duas. Já os alunos que ultrapassaram os 75 pontos demonstram, entre outras habilidades, bom domínio dos recursos coesivos e das normas gramaticais – considerando desvios pontuais.

No Rio Grande do Norte apenas 18,3% dos alunos atingiram mais de 75 pontos em escrita.


Matemática
Em matemática, o percentual dos alunos que atingiram o nível 175 é menor do que o de leitura: 33,3%. Assim como nos resultados em leitura, as diferenças entre regiões são grandes. A pior taxa é, novamente, da Região Norte: 16,5%. A Região Sudeste tem a maior: 47,4%.

No Rio Grande do Norte apenas 17,4% dos alunos atingiram mais de 175 pontos em matemática.

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